Como definir uma estratégia digital?

Aquisição, conversão, estratégia de SEO, escolha de técnicas, definição de alvos… são muitos os passos para saber como definir uma estratégia digital, não é mesmo?

Contudo, implementar uma estratégia digital significa desenvolver seu negócio! Encontre novos leads, aumente a conscientização, aumente as taxas de conversão, venda on-line, venda mais, aumente o tráfego para o seu site, melhore o relacionamento com o cliente, retenha e muito mais.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como definir uma estratégia digital, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Para que serve uma estratégia digital?

É ilusório embarcar de cabeça na implementação operacional de dispositivos digitais se os objetivos em relação à estratégia geral da empresa não tiverem sido definidos antecipadamente. 

A estratégia digital deve fluir logicamente diretamente do plano estratégico da sua organização e alinhar-se com as métricas já definidas. Isso parece óbvio uma vez que é dito, mas ainda assim muitos projetos nascem de caprichos ou desejos.

A estratégia digital permite que você defina uma estrutura de médio a longo prazo, na qual todos os seus projetos digitais terão que fazer parte. 

E quando dizemos a coisa toda, aqui está o escopo a ser levado em conta: site(s), móvel, redes sociais, SEM (Search Engine Marketing), e-mail marketing, análise de dados, marketing de conteúdo e muito mais.

Assim, a estratégia digital deve fazer parte de um ambiente em mudança em essência: os comportamentos e usos dos usuários da Internet. 

Portanto, é necessário fazer parte de uma dinâmica ágil e reativa. O desafio é poder acompanhar as mudanças nos usos e tecnologias para estar presente ao longo das jornadas de compras e sempre converter melhor.

Como definir uma estratégia digital em 7 passos 

 1. Faça uma auditoria estratégica 

A auditoria do site é um primeiro passo essencial.

Mapeie todo o seu existente, do ponto de vista técnico e funcional.

Identifique seus pontos fortes e fracos e compare-se à concorrência.

Auditoria interna

A auditoria interna deve incluir vários aspectos:

  • Auditoria de SEO: identifique problemas que possam impedir que seu site se posicionasse nos primeiros resultados dos mecanismos de busca: URL, meta descrição, palavras-chave, malha interna, links externos, qualidade de backlinks…
  • Auditoria estratégica: é a auditoria completa da estratégia corporativa. Esta é uma oportunidade de fazer um balanço dos objetivos a serem alcançados, sua oferta, o modelo de negócios, seu monitoramento de atividades…
  • Auditoria ergonômica: estude as jornadas do usuário do seu site, elementos de navegação, a arquitetura da informação, botões (call-to-action), consistência gráfica, acessibilidade… Em suma, a experiência do usuário!
  • Auditoria editorial: você tem uma carta editorial e uma linha editorial precisa? Seu conteúdo é homogêneo?
  • Análise SWOT: esta ferramenta de análise estratégica da empresa permite que você identifique seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

A maior dificuldade em um processo de transformação digital é a resistência à mudança pela equipe… A auditoria interna é, portanto, frequentemente complementada por intercâmbios internos: como as equipes entendem as mudanças futuras? Como incorporar usuários?

Auditoria externa

Para uma análise completa da situação existente, a auditoria interna é necessariamente complementada por uma auditoria externa:

  • Benchmark, inteligência competitiva e análise de mercado: quem são seus concorrentes? O que eles fazem? Como eles se comparam a você em termos de posicionamento? Como eles se comunicam com seu alvo e através de quais mídias?
  • Análise de tendências: quais são as novidades na estratégia digital? Encontre novas ideias, melhores práticas a seguir… Mime-se com um visual novo!

2. Defina objetivos estratégicos

A estratégia digital deve estar alinhada com a estratégia corporativa e deve ser baseada em objetivos e KPIs claros. Estes podem ser objetivos de conscientização, visibilidade, conversão ou fidelidade (ROI, taxa de conversão, taxa de cliques, tempo gasto no site, tráfego gerado …)

KPIs (ou indicadores de desempenho) permitem demonstrar a eficácia, ou não, e relevância das ações implementadas.

O método SMART possibilita definir objetivos e KPIs claros, precisos e compreensíveis de todos de acordo com 5 indicadores:

  • Específico: exclusivo para sua empresa e personalizado, que define precisamente o que precisa ser feito, por quem e como,
  • Mensurável quantitativa ou qualitativamente,
  • Realizável/Aceitável: ambicioso o suficiente, motivador e alcançável com seus meios,
  • Realista: não inacessível para não desencorajar equipes e evitar abandonar os participantes,
  • Temporariamente definido: mensurável em frequência regular, periódico, delimitado ao longo do tempo.

3. Entenda e identifique alvos

Quem são seus clientes? O desafio é adotar uma abordagem “centrada no usuário” para colocar o cliente de volta no centro de sua estratégia.

Você pode trabalhar na pesquisa do usuário e estabelecer personas ou buyers personas.

Para coletar as informações necessárias, é possível realizar pesquisas, entrevistas, grupos focais, testes de usuário… O objetivo é identificar pontos de dor/frustração, necessidades e expectativas…

Portanto, dizer que o alvo é um carpinteiro não é suficiente. Dessa maneira, devemos ver o alvo como uma pessoa física individual com seus objetivos, restrições, frustrações… 

4. Projete o dispositivo UX/UI

Isso é para identificar e estruturar os canais de aquisição, transformação e fidelidade disponíveis e úteis para sua estratégia.

Dessa maneira, o objetivo é criar um funil, uma rota e definir as alavancas disponíveis para cada etapa da rota:

  • Conscientização: SEO gratuito ou pago, e-mails de marketing, blog, anúncios…
  • Consideração: backlinks, redirecionamento, automação de marketing, podcasts…
  • Conversão: chatbot, relançamento de cestas abandonadas, estudo de caso e depoimentos…
  • Lealdade: boletins informativos, sistema de patrocínio, pontos de fidelidade, área do cliente…

Embora não seja útil usar todas as alavancas em cada etapa. 

5. Construa uma estratégia de Inbound Marketing

Construir uma estratégia de conteúdo (marketing de conteúdo) ou Inbound marketing eficaz torna possível criar um relacionamento com alvos e sair da lógica pura do marketing de saída, garantindo SEO eficaz.

O Inbound Marketing é baseado em uma estratégia de criação de conteúdo para atrair visitantes para seu site/blog, convertê-los em leads e, em seguida, clientes. 

O conteúdo é disseminado através de diferentes técnicas, como automação de marketing (automação de campanhas de marketing: envio de e-mails…) ou nutrição de leads (“alimentar o lead” com conteúdo qualitativo).

6. A implementação

Para cada alavanca escolhida, agora é necessário identificar quais ferramentas são necessárias.

Para SEO, você tem que se perguntar: pagar ou não? Você quer trabalhar em SEO pago (SEA) ou referência natural gratuita (SEO)? Quais ferramentas de rastreamento usar? Você precisa de uma plataforma de gerenciamento de backlinks?

Quanto às redes sociais: quais usar? Para empresas “criativas”, muito orientadas para o visual ou estético, um perfil no Instagram é uma boa ideia.

Por outro lado, será tanto para uma empresa que comercializa peças automotivas, por exemplo? 

Devemos nos concentrar nas redes sociais mais relevantes, aquelas onde o alvo está localizado.

Portanto, não há necessidade de criar páginas em todas as plataformas. As publicações serão demoradas e os benefícios não estarão necessariamente lá se a rede social não estiver adaptada.

Assim, no que diz respeito às redes sociais, quais ferramentas devem ser usadas para monitoramento? Um agregador de conteúdo para facilitar o gerenciamento de mídia social é útil?

Quais ferramentas de marketing são necessárias? Uma plataforma de e-mail? Uma ferramenta de automação de marketing e gerenciamento de leads?

7. Meça

O que é ótimo no digital é que você é capaz de rastrear tudo, medir tudo, em tempo real.

Certamente, sem resultados numéricos, é impossível ajustar o curso ou se adaptar à evolução do mercado. Monitore com precisão cada alteração.

Parta dos objetivos e KPIs que você definiu a montante e analise sua evolução a longo prazo.

Tudo o que é implementado como parte de uma estratégia digital deve ser objeto de otimização contínua.

Visto que, o que você colocou em prática hoje pode muito bem não funcionar amanhã.

Usos e tendências estão mudando muito rapidamente no mundo digital.

como definir uma estratégia digital

Gostou de saber mais sobre como definir uma estratégia digital? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!