Como gerar tráfego para o site?

Você gostaria de saber como gerar tráfego para o site? Se você tem um site de comércio eletrônico ou um blog, é possível aumentar seu tráfego sem gastar nada, embora possa levar tempo. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como gerar tráfego para o site, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quão importante é o tráfego da web para o seu site?

Quando você cria seu site, é necessário aumentar seu tráfego. É a unidade de medida do seu sucesso ou não. Este é o número de visitas ou visitantes durante um determinado período. 

Gerar tráfego em seu site significa aumentar o número de visitantes e drenar novas visitas ao seu site. 

Quanto mais importante for, mais visitantes e clientes em potencial você terá. Portanto, não devemos levar isso de ânimo leve. Mas nem sempre é fácil aumentar o tráfego do seu site porque a concorrência é difícil, muito mais na web.

Além disso, um bom posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, é essencial. No entanto, pode levar tempo, é uma estratégia de longo prazo. Pode levar alguns meses ou mais para alcançar resultados satisfatórios. 

Portanto, pode ser útil para você usar outras técnicas para aumentar rapidamente esse tráfego da web. Mas você também precisa diversificar essas mesmas técnicas. 

Quanto mais numerosas e variadas elas forem, maior a probabilidade de você ter sucesso. Esta é uma boa maneira de se dar a conhecer rapidamente.

Mas como gerar tráfego para o site?

1- Publique artigos regularmente em seu site

O Google gosta de regularidade e quanto mais artigos você publicar em seu site, melhor ele fará referência a você. O ideal é ter um blog com uma taxa de publicação de artigos de pelo menos uma vez por semana. 

Os artigos publicados em seu blog devem estar em conformidade com as regras de SEO para que o Google possa indexá-los corretamente e trazer visitantes a você.

Nota: Um artigo de 2.000 palavras terá mais impacto no nível de SEO do que 4 artigos curtos de 500 palavras.

2- Escreva artigos de convidados para outros sites

Você também pode escrever artigos, mas que serão destinados a outros blogs ou sites. Estes são artigos convidados que você escreverá para outro site e cujo conteúdo corresponde ao público desse site. 

No final do artigo, você poderá assinar seu nome com sua função e a URL do seu site. Isso permite que os visitantes do site no qual o artigo é publicado encontrem facilmente seu site.

Além de outros blogs com um nicho semelhante ou semelhante ao seu, você também pode publicar artigos em plataformas como Medium.

Os artigos convidados devem atrair o público no site de hospedagem, mas também incentivá-lo a visitar seu site.

3- Faça link building

O princípio do link building é a colaboração com outros sites, para que eles coloquem um link para o seu site por conta própria. 

Esta é uma estratégia bem conhecida para melhorar seu SEO, mas é eficaz desde que o site onde o link é colocado seja de qualidade. Assim, reserve um tempo para analisar o site no qual você deseja colocar o link.

O Google leva em conta o fato de que, se o site com o link for de qualidade, seu site é, portanto, confiável e será bem referenciado. Se o site original for de má qualidade, seu site também pode ser penalizado.

4- Torne seu site responsivo

Se esse ainda não for o caso, você deve tornar seu site responsivo ou compatível para reprodução em dispositivos móveis. 

De fato, em 2020, mais de 50% dos brasileiros pesquisaram em seus telefones. Além disso, nos últimos anos, o Google tendeu a penalizar sites que não são compatíveis com dispositivos móveis, como telefones, tablets, etc.

Assim, para não negligenciar esse tráfego potencial para o seu site e permanecer referenciado, certifique-se de ter um site compatível para leitura em smartphones.

5- Crie uma lista de e-mail

Crie uma opção para se inscrever na sua lista de e-mail em seu site. O objetivo é informar as pessoas em sua lista de e-mail de novos artigos e produtos em seu site. 

Com uma bela apresentação e envio regular, sua lista de e-mail pode converter e o tráfego do seu site deve aumentar.

Seus leitores já recebem muitos e-mails de sites diferentes. Para garantir que você seja lido, você deve garantir que seu e-mail seja bem apresentado e faça você querer ler.

Dica: Envie seu e-mail sempre no mesmo dia e ao mesmo tempo para acostumar seus leitores.

6- Seja ativo nas redes sociais

A importância das redes sociais na geração de tráfego agora é óbvia. Por exemplo, a rede social Facebook tem milhões de usuários ativos todos os meses.

Esteja presente regularmente em redes sociais adaptadas ao seu mercado para publicar e compartilhar seus novos artigos ou fotos. 

O número ideal de publicações difere de uma rede para outra. Para o Facebook, uma vez por dia é suficiente, enquanto no Twitter, você deve publicar pelo menos duas a três vezes ao dia para criar engajamento.

Dica: Lembre-se de inserir um link de redirecionamento para o seu site ou um call to action em suas publicações.

7- Participe de grupos de discussão no Facebook e LinkedIn

Se você estiver no marketing de afiliados, junte-se a grupos de notícias especializados em seu nicho no Facebook. Se você está em B2B, o LinkedIn é a plataforma mais adequada. 

Na verdade, esses grupos focais reúnem pessoas que estão interessadas principalmente em um assunto e, portanto, estão abertas a compartilhar conselhos e sites confiáveis.

Nota: Você deve incutir confiança com antecedência e, para isso, deve ser ativo nesses grupos e participar regularmente.

como gerar tráfego para o site

8- Participe dos fóruns

Atualmente, existem muitos sites na forma de fóruns onde vários tópicos podem ser discutidos. 

Participe de fóruns relacionados ao seu nicho dando conselhos relevantes sobre os tópicos que você domina e relacionados ao seu site. Da mesma forma, se permitido, não hesite em compartilhar um artigo em seu site que possa responder a uma pergunta feita.

9- Trabalhando com influenciadores

Para divulgar seu site e suas atividades, um influenciador pode ser uma solução rápida. Escolha a pessoa de acordo com seu público e a qualidade dele. Em troca de presentes que você lhe dará, o influenciador pode lhe trazer muito tráfego.

Dica: Escolha micro influenciadores que sejam mais acessíveis e tenham melhor qualidade de tráfego.

10- Faça vídeos

Hoje, os formatos de foto e vídeo estão atraindo cada vez mais usuários da Internet. Para atrair tráfego para o seu site, lembre-se de fazer vídeos que você pode hospedar gratuitamente em sites como o YouTube.

Seus vídeos devem ser bem-feitos e trazer conteúdo de interesse para o público. Dependendo do seu público, lembre-se de limitar a duração do vídeo, bem como o estilo do conteúdo: informativo, bem-humorado, etc.

Além disso, o mecanismo de pesquisa do Google faz referência a vídeos do Youtube em seus resultados de pesquisa.

Não se esqueça de adicionar o link ao seu site e fazer um call to action no vídeo.

Gostou de saber mais sobre como gerar tráfego para o site? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!