Como se organizar em casa: 11 dicas úteis

De fato, saber como se organizar em casa é fundamental para quem está trabalhando home office, afinal, há várias coisas que podem nos fazer distrair nesse local.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como se organizar em casa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

11 estratégias úteis para saber como se organizar em casa

Se arrume

Mesmo que você trabalhe em casa, você deve se preparar adequadamente para o trabalho antes de começar a trabalhar. Penteie o cabelo e finja que você realmente vai ao escritório.

De fato, ao usar roupas de trabalho, você se prepara mentalmente para o seu trabalho e se sente muito melhor quando pode voltar para suas calças de moletom aconchegantes à noite. Uma vez que as calças de moletom tenham sido colocadas, você realmente terminou suas obrigações. 

Acostume-se a ter uma rotina de trabalho

Desde o primeiro dia em casa, determine quando você quer começar seu trabalho e quando você termina o trabalho. Durante o horário de trabalho, você realmente só deve cuidar do seu trabalho – a menos que queira trabalhar até tarde da noite.

Ao colocar um ritmo de trabalho fixo, você trabalha de forma mais produtiva, garante um cotidiano regular e separa conscientemente seu trabalho do seu tempo de lazer. Ao dizer aos seus colegas seu horário de trabalho, eles sabem o horário que você pode ser contatado.

Dica adicional: seus colegas também trabalham em casa? Em seguida, organize com eles um momento em que vocês comecem juntos para motivar um ao outro. Trabalhar juntos é simplesmente mais divertido.

Escreva listas de tarefas e defina prazos pessoais

Quais são suas metas diárias e semanais? Que tarefas você tem que fazer em um futuro próximo?

Em suma, para manter uma visão geral, você deve criar uma lista de tarefas todos os dias antes de dormir. Organize suas tarefas por prioridade e comece sempre com a tarefa mais importante.

Faz sentido criar diferentes listas de tarefas: uma para tarefas que precisam ser feitas diretamente, uma segunda para tarefas que intervêm espontaneamente no dia (por exemplo, uma chamada de cliente) e uma terceira lista de projetos de longo prazo.

Se possível, separe o seu home office dos outros cômodos

Idealmente, seu escritório deve ser separado dos outros cômodos. No entanto, se você não tiver locais suficientes disponíveis, pode, por exemplo, simplesmente separar seu escritório do resto da sala com uma estante.

Através da separação óbvia, você elimina fatores de distração e reforça a sensação de realmente trabalhar em um escritório. Você realmente deve usar essa área exclusivamente para trabalhar.

Remova coisas desnecessárias do seu escritório 

No seu escritório em casa, cadernos antigos, álbuns de fotos ou livros que você queria ler há muito tempo se acumulam?

De fato, limpe todas as coisas que você também não colocaria no escritório da empresa. Porque todas essas coisas causam distração e caos desnecessário no home office.

Faça um curto treino diariamente em um horário especificado

As tensões no dia de trabalho provavelmente são conhecidas por todas as pessoas. Mas isso não precisa ser o caso se prestarmos atenção conscientemente ao nosso corpo e integrarmos certas rotinas ao nosso dia de trabalho: por exemplo, um treino. Isso não precisa demorar muito.

Sempre saia do seu escritório para pausas

Às vezes você tende a passar sua pausa para o almoço na mesa do escritório? Você continua trabalhando em seus projetos enquanto come?

As pausas estão lá para limpar a cabeça e reduzir o estresse. Portanto, sempre saia do escritório assim que fizer uma pausa. O ideal é que você sempre faça suas refeições em um local diferente e dê um passeio ao ar livre durante pausas mais curtas para garantir pensamentos claros.

Esteja indisponível depois do trabalho

Dois terços dos trabalhadores que trabalham em casa recebem ligações ou e-mails de seus superiores, mesmo em dias de folga. Apenas 35% não são acessíveis fora do serviço. 

Nessas circunstâncias, o estresse é inevitável e o risco de ansiedade aumenta enormemente. Portanto, deixe claro ao seu superior e colega de trabalho que você permanece inacessível após o trabalho e nos dias de férias – porque esse é seu direito natural, que também deve ser respeitado.

Portanto, desligue seu telefone comercial fora do horário de trabalho e evite verificar seus e-mails em busca de notícias.

Defina dias exatos da semana para fluxos de trabalho específicos

Você tem certos processos de trabalho que se repetem várias vezes? Para dar à sua semana de trabalho um pouco mais de estrutura, faz sentido definir dias exatos da semana para determinados fluxos de trabalho.

Por exemplo, você usa certos dias para atendimento ao cliente puro, outros que dedica a escrever artigos ou tarefas burocráticas. Isso significa que você sempre sabe exatamente o que espera por você e pode planejar melhor seu tempo.

Mantenha um calendário de trabalho separado

Em suma, você consegue se lembrar espontaneamente quais tarefas você fez ontem ou anteontem e quanto tempo você levou para fazer por elas? Você está ciente de seus grandes e pequenos sucessos? Ou há algo que não foi tão bem?

Para lhe dar uma visão geral da sua situação de trabalho anterior, recomendo que você adicione um calendário de trabalho. Você também pode chamá-lo de diário de trabalho.

Os funcionários que trabalham em casa geralmente têm o problema de não serem capazes de avaliar bem sua situação atual de trabalho e não têm certeza de quão bem podem lidar com suas tarefas em contraste com o trabalho convencional de escritório na empresa.

Portanto, crie um calendário de trabalho a partir de agora. Por exemplo, você pode anotar o seguinte:

  • Que tarefas eu fiz hoje?
  • Quanto tempo levei para cada tarefa?
  • Posso fazer algo melhor da próxima vez?
  • Qual foi o meu senso pessoal de sucesso hoje?
  • Em que situações eu estava estressado?
  • Com que frequência e quando fiz pausas?
  • Eu procrastinei em certos momentos?
  • Quão satisfeito eu estava com o meu dia de trabalho em uma escala de 0-10 hoje?

Trabalhe produtivamente com a técnica Pomodoro

Você tende a adiar tarefas e prefere lidar com todas as outras coisas sem importância do que com a tarefa a ser feita? Especialmente os trabalhadores que trabalham em casa estão cada vez mais propensos a serem improdutivos, já que ninguém olha por cima dos ombros no trabalho.

De fato, a técnica Pomodoro agora pode ajudá-lo na hora de saber como se organizar em casa! Isso garante que você trabalhe de forma mais produtiva e conclua sua tarefa dentro de um período de tempo predeterminado.

Faça o seguinte:

  • Desmonte sua tarefa em várias unidades e escreva-as em uma ordem significativa em uma lista de tarefas
  • Prepare-se para a primeira tarefa agora e ajuste seu despertador para 25 minutos
  • Trabalhe produtivamente em sua tarefa dentro desses 25 minutos
  • Agora faça uma pausa de 5 minutos e comece diretamente com o próximo bloco de 25 minutos
  • Após quatro blocos de 25 minutos, você faz uma pausa mais longa de aprox. 20 minutos

Embora às vezes eu também possa ser um profissional em procrastinação, a técnica Pomodoro sempre me ajudou a trabalhar de forma mais produtiva e a realizar minhas tarefas mais rapidamente. 

Gostou de saber mais sobre como se organizar em casa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário