Copy certa para se relacionar e converter

Muito provavelmente você já deve ter lido ou escutado falar sobre copy. Porém, você sabe realmente o que significa?

A expressão tem se tornado parte do vocabulário de muitos profissionais e empresas dos mais diversos segmentos.

Porém, ela já faz parte do cotidiano de quem atua, por exemplo, com comunicação, marketing ou negócios digitais há muito tempo.

Copy nada mais é que a abreviação de Copywrite. Ajudou? Claro que não!

Na verdade, Copy ou Copywrite é uma técnica de escrita persuasiva. Copy tem um formato de texto que é desenvolvido com o objetivo de convencer o leitor, sobre a escolha de um produto ou serviço.

O conceito de Copy é aplicado há décadas pelas mídias tradicionais. Assim sendo, utilizado por exemplo em anúncios, publieditoriais, além de comerciais de rádio e TV.

Porém, no mundo digital, ele ganhou um espaço muito mais importante. Em tese, a função da Copy continua a mesma, convencer o interlocutor sobre determinado assunto, produto ou serviço.

No Marketing Digital, o Copy faz parte do processo interação e aquecimento do lead, antes de chegar efetivamente na conversão.

Portanto, para quem não sabe, a conversão é a interação da empresa com indivíduo, a fim de torná-lo um cliente.

No mundo digital a Copy deixou de ser apenas um “roteiro apenas de vendas de um comercial”. Para também, se fragmentar num diálogo em diferentes estágios da jornada de compra.

Quais os objetivos da copy no marketing digital

Quais os objetivos da copy no marketing digital?

No Marketing digital, a copy está presente em todo o processo de relacionamento com o lead, sendo usada para:

  • Isca digital – atrair a atenção inicialmente
  • Afirmar autoridade sobre o assunto
  • Apresentar dores e problemas sobre determinado assunto, produto ou serviço
  • Mostrar a solução
  • Convite para venda (conversão)
  • Escassez
  • Quebra de objeções
  • Conversão

Qual a diferença da copy das mídias tradicionais para as digitais?

Os canais digitais proporcionaram uma nova forma de interação com o público, que se pauta pelo conteúdo, que seja relevante e consiga agregar algo de valor para o público.

Nas mídias tradicionais, os comerciais são pautados por métodos interruptivos e ação direta: “Use isso”, “compre aquilo”, “ligue, já!”.

Porém, no marketing digital, não basta dar uma voz de ação. Também é preciso criar um vínculo de confiança entre o internauta e seu negócio.

A cada passo da conversão, a Copy é necessária para criar autoridade, reforçar as qualidades e a necessidade do produto ou serviço como solução para as demandas, problemas e necessidades do cliente.

Também, em cada momento do processo o Copy precisa reforçar sua importância. O Copy deve ser uma chamada de ação.

Alguns exemplos de uma copy diferente pode mudar a sua percepção sobre o assunto?

Existem muitas formas de se produzir uma boa copy. Mas, para que ela seja eficaz, é fundamental que entenda três coisas. Primeiro, para quem você está escrevendo? Segundo, qual a ferramenta será usada? E terceiro, em qual etapa do funil ela será aplicada?

Lembrando que cada etapa do funil de vendas você tem um objetivo diferente: atração, retenção, conversão, fidelização.

Abaixo seguem alguns modelos, apenas para você entender como a escrita diferente pode mudar a sua percepção sobre um mesmo assunto:

Se você chegou até aqui, é porque precisa entender melhor o que é a copy e como ela pode ajudar em sua estratégia. E nós vamos ajudar você. Confira o material que preparmos para você.

MODELO 1

Toda venda é um ato de convencimento. Você sabe como convencer ao público sobre a importância de seu produto ou serviço? Sabia que seu problema pode ser a Copy? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

MODELO 2

Você produz muito conteúdo, mas não consegue ter interação e conversões? Será que está utilizando adequadamente a Copy? Quer aprender como produzir Copy eficaz? Deixe seu e-mail, vamos te enviar nosso material sobre dicas de Copy.

MODELO 3

Você já sabe o que é Copy, para que serve e como deve ser aplicado. Mas saiba que podemos oferecer um pacote de produção de conteúdo e consultoria que vai ajudar a ampliar seus resultados. 

MODELO 4

A pergunta é: qual a melhor copy ou qual é a que vai me gerar maior conversão? E a resposta vai depender de alguns fatores, um deles é a sua persona!

Uma boa copy começa pelo mapeamento de persona

Uma boa copy começa com o entendimento da sua persona

No marketing digital, a Copy gera vínculo. Ele ajuda a construir a sua credibilidade e a de seu produto ou serviço. 

Para se produzir uma boa Copy é fundamental entender quem é seu potencial cliente. Para isso, é importante construir personas bem ajustadas.

Persona nada mais é que a “personaficação” do seu cliente real – o que ele faz, o que ele gosta, o que ele não gosta, que roupa veste, que músicas escuta, o que ele lê, quais lugares visita?

Uma mudança importante no conceito de uma descrição de “público” pautada apenas em descrições demográficas.

Portanto, mapear e definir a persona é o que permitirá levar sua Copy para um cliente potencial. E ainda de forma mais assertiva.

Porém, no marketing digital a campanha deve ter precisão cirúrgica. Ao contrário do anúncio da TV que cai como uma bomba nuclear.

Quer saber mais sobre Copy?

Veja alguns conteúdos que podem ajudar você: