Os Erros Mais Comuns do Afiliado Iniciante no Marketing Digital

Você é um afiliado iniciante? Fica aqui comigo até o final desse artigo e você descobrirá quais são os erros mais comuns do afiliado iniciante no marketing digital.

Atualmente, a internet possibilita que praticamente todos os nichos possam ter a atuação de afiliados. Sejam produtos físicos ou digitais, é possível revendê-los em qualquer plataforma, com diferentes estratégias de marketing e divulgação.

Contudo, não é uma boa ideia atuar em vários nichos.

Isso pode representar uma perda de fidelização ou do público-alvo que pode vir a se tornar um cliente. Um afiliado se esforça para que o produto com que ele trabalha seja vendido, afinal, é dessa forma que ele pode ganhar dinheiro.

Para aprender como trabalhar como afiliado profissional CLIQUE AQUI e conheça um Método validado que te ajudará dar os seus primeiros passos.

Não Escolher Um Nicho

Assim, diversas estratégias podem ser adotadas em mais de uma plataforma, como vídeos, imagens, textos, divulgação em blogs e redes sociais.

Dessa forma, um dos erros mais comuns do afiliado iniciante é atuar em mais de um nicho, sem se preocupar com clientes em potencial e os consumidores daquele produto. Por exemplo, um afiliado no ramo de cursos de culinária. Ele pode produzir diferentes conteúdos para divulgar os produtos, e atingir mais pessoas.

No entanto, também decide trabalhar como afiliado para produtos de investimentos financeiros. São áreas bastante diferentes, o que fará com que seus conteúdos sejam dissemelhantes. Com isso, ele pode afastar tanto o público do ramo culinário quanto de investimentos financeiros.

Também tive esse erro e por não ter o nicho definido acabei criando dois sites diferentes. Tudo bem ter dois sites hoje, mas no início, isso atrasou todo o processo. Porque tudo que já tinha feito com o marisvedberg.com.br, tive que fazer com o marketingdigitalinteligente.com.

Além do meu tempo, gastei também mais dinheiro com ferramentas, plugins, domínios e hospedagens. Até aqui, você já vê que a minha pressa em querer fazer as coisas, acabou me prejudicando.

A ansiedade para começar a atuar como afiliado e certamente, ganhar dinheiro na internet, pode fazer com que o afiliado iniciante pule etapas importantes. Por exemplo, como definir o nicho e a persona. Sei que todo mundo fala disso, todos os cursos e talvez você esteja pensando a mesma coisa.

Mas, o que posso te dizer com a minha experiência é que tudo teria sido mais fácil se eu não tivesse pulado etapas. Se eu tivesse definido o nicho, público alvo, persona, bem antes de comprar domínio, hospedagem e ir criando o site. 

Essa é uma percepção que poucos afiliados iniciantes têm, e muitas vezes não perceberão qual é o problema até que alguém indique a eles. Portanto, procure focar inicialmente em somente um nicho, que o processo principalmente o de criação de conteúdo, será bem mais fácil para você.

 FOCANDO NAS VENDAS

Muitas pessoas podem achar que o mercado de afiliados se trata apenas de ganhar dinheiro, mas, na verdade, é muito mais que isso. Se você é afiliado, você é vendedor, mas isso não quer dizer que seu foco é vender.

Explicando melhor, antes de montar um anúncio ou um post de vendas é preciso entender que seu objetivo como afiliado não é apenas vender, e sim resolver o problema do cliente, mostrar uma solução.

O que garante que o cliente vai comprar ou não, é a confiança que ele tem em você ou no seu produto. Já foi comprovado que as pessoas na hora da decisão de compra a maioria das vezes fazem essa escolha pelo emocional, ou seja, se não confiamos, não compramos.

 Antes de fechar uma venda, é preciso passar por uma série de etapas que são essenciais para o sucesso do negócio e do alto faturamento. É preciso atrair o público-alvo, fazer com que ele se interesse pelo que você está vendendo, acesse seu link e visite suas páginas.

E quais são essas etapas?

Primeiro: Eduque seu cliente antes, passe as informações que são realmente necessárias e deixe com que ele decida o que é bom ou ruim.

Segundo: Antes de falar no produto foque na pessoa, na solução, na transformação, entenda e atenda o cliente.

Terceiro: Personalize de acordo com as necessidades. Cada produto trata uma dor específica, você sabe qual é a dor daquele cliente? Se não sabe, não afirme, pergunte! Mas não qualquer pergunta, estruture elas com estratégias.

 A internet proporciona uma variada gama de opções para o mesmo produto. É preciso ter um diferencial, e é preciso conquistar isso para conseguir fechar uma venda.

Se eu entendo os anseios, desejos, frustrações e problemas do cliente a chance de realizar uma venda é bem maior, porque ao compreender tudo isso quer dizer que me importo com o cliente e não estou só jogando os produtos e isso gera confiança e fazem com que se sintam seguros em comprar com você.

É muito comum começar a atuar como afiliado sem saber sobre essas etapas, ou sem ter ideia de como aplicá-las efetivamente, somente com experiência, ou muito treino, é possível compreender como funciona o mercado de afiliados, e quais as melhores técnicas para realizar uma venda.

Assim, é preciso se desvincular da ideia de apenas ganhar dinheiro, ou apenas fechar um negócio, e ampliar a visão para outras áreas importantes que antecedem isso. Antes de encher seu blog de links e banners, ou fazer um vídeo unicamente com divulgação, procure repensar o que faria seu público se aproximar.

A estratégia é deixar sua plataforma atrativa, faça com que a transformação que o produto oferece seja o destaque, crie um vínculo com os clientes, entenda seus desejos e motivações.

USAR ESTRATÉGIAS ERRADAS

Assim como mencionamos desde o começo, o mercado de afiliados é estruturado, principalmente, sobre as estratégias que se usa para oferecer o produto. Se você não conseguiu realizar nenhuma venda ainda, ou seus negócios não prosperam como o esperado, muito provavelmente você precisa mudar suas estratégias.

Cada nicho possui uma estratégia diferente para ter seus produtos bem-sucedidos.

Claro, existem também as estratégias básicas, que podem funcionar para todos os produtos com os quais você pode trabalhar, mas também é possível que elas não sejam tão efetivas em outras áreas.

Não existe um manual de quais estratégias adotar, mas, hoje, com a popularidade do marketing de afiliados, é possível ter acesso a um material de qualidade que pode te ensinar essas e outras técnicas. Porém, será difícil você encontrar uma que se encaixe perfeitamente no seu negócio, e é bem provável que você precisará de mais de um treinamento até você conseguir montar sua estrutura.

Saber como identificar quais as estratégias que se deve utilizar é um passo importante para conseguir vender bem e ter credibilidade.

Por exemplo, existem determinados produtos que possuem um alcance melhor em plataformas como blogs e sites. Outros, através de vídeos. E outros, ainda, nas redes sociais.

Não é fácil perceber isso no começo, sem orientação ou experiência, mas, a partir do momento que se identifica o erro, se torna muito mais fácil de corrigi-lo e alcançar o sucesso.

Da mesma forma que existem diversos nichos para se atuar como afiliado, cada nicho demanda uma estratégia diferente. Portanto, estudar e planejar a estratégia certa para o seu nicho em especifico é fundamental

Afiliado de Sucesso

Um top afiliado que trabalha focado em estratégias que dão resultados a longo prazo, consegue colocar muito dinheiro no bolso. E aqui, vale lembrar, que quem pensa a longo prazo, ver encara o mercado como um negócio que vai crescer e multiplicar.

Por isso, investir em conhecimento e investir em uma estrutura profissional, são diferenças notáveis no afiliado de sucesso.

Já o afiliado que só pensa no curto prazo, não investe em conhecimento e que não trabalha com uma estrutura própria, vive batendo a cabeça e raramente sai do lugar.

Outro ponto, muito importante e que vai diversificar os ganhos do afiliado de sucesso, é trabalhar com diferentes estratégias e diferentes canais. Você provavelmente já ouviu vários profissionais dizerem : “Não coloque todos os ovos numa mesma cesta”.

Para garantir mais segurança e maior escala nas vendas, o afiliado de de sucesso normalmente trabalha como afiliado autoridade, tem um diferentes canais de comunicação como canal no Youtube, canal no Telegram, perfis no Instagram, Facebook, grupos de Whatsapp, Email-marketing e ainda tráfego pago.

Saber conciliar todos esses canais é o que faz a diferença do afiliado que fatura mais de 6 dígitos mensais do afiliado que não chega nem aos 5 dígitos.

Quer aprender como ter uma estrutura completa, que vende no piloto automático e que fará você escalar seus resultados de 5 para 6 ou mais dígitos? Então, conheça o curso da Gabi Cervantes, Mapa das Vendas Rápidas (MVR).