Já ouviu a expressão “ganhar dinheiro enquanto dorme”? Ela é muito usada para falar a respeito de quem já atua com marketing de afiliados. Mas, você sabe o que é o marketing de afiliados?
Então, marketing de afiliados é considerado por muitos como a porta de entrada para o marketing digital.
Ele é uma forma de aumentar a conversão para produtos digitais, e, também, de trazer receitas para quem faz recomendações.
Em uma explicação bem simplificada, Marketing de Afiliados é quando um parceiro se dedica a divulgar produto ou serviço em seu site, blog, vídeos ou redes sociais.
E, por isso, ele é recompensado financeiramente por suas indicações e vendas.
É como aquele sujeito que indica o carro de alguém para venda e recebe uma “comissão” pela conclusão do negócio.
A diferença é que no Marketing de Afiliados não dá para puxar um pretenso consumidor pelo braço e levar até o produto.
Como funciona o marketing de afiliados?
Antigamente a estratégia de marketing de afiliados era muito pautada na produção de conteúdos relevantes, relacionamento com a audiência e construção de autoridade.
Esse tipo de estratégia de Marketing surgiu como uma alternativa de dar maior credibilidade a aquilo que estava sendo divulgado.
Ou seja, ao invés de uma chuva de anúncios sobre um produto ou serviço, o afiliado utilizava sua autoridade para indicar o produto e ganha para isso.
Por exemplo: Uma personal trainer desenvolveu infoproduto para práticas de atividades em pequenos espaços fechados.
Do outro lado da ponta há um blog sobre atividade física, que produz conteúdos sobre cuidados do corpo. Esse blog tem credibilidade para indicar o infoproduto da personal.
No entanto, quando ele indica e há conversão, ele é remunerado.
Trata-se de uma forma interessante de ampliar ganhos com seu blog, muito além das vendas de espaços publicitários espalhados em suas páginas.
Mas, hoje, tem outras estratégias que dão resultados muito mais rápido. Um ótimo treinamento, com certificado e que ensina o afiliado vender todos os dias é o Mapa das Vendas Rápidas da Gabi Cervantes. Para conhecer o treinamento CLIQUE AQUI.
Como ganhar dinheiro com marketing de afiliados?
Antigamente, para ganhar dinheiro com marketing de afiliados, era necessário muito esforço, criar bons conteúdos, ter relacionamento e autoridade com o cliente!
Antes de gerar a venda, o afiliado precisava: criar autoridade, credibilidade, levantamento de dores/problemas, até a apresentação da solução.
E tudo isso feito com conteúdo!
Porém, hoje, é possível o afiliado vender todos os dias sem precisar aparecer, sem precisar criar conteúdos para blogs e redes sociais. Sim, é possível vender no automático com o que chamamos de tráfego pago. Não se preocupe, vou explicar melhor a diferença de vender criando conteúdo e vender com tráfego pago.
Estratégia criar conteúdo
Vale lembrar que não adianta apenas produzir um bom conteúdo, de forma aleatório. O conteúdo precisa ser produzido e divulgado de forma estratégica, considerando:
- Quem é a persona?
- Quais as suas dores/problemas?
- Qual solução o produto/serviço apresenta?
- Quem já foi impactado ou se beneficiou pelo produto/serviço ?
Apenas como um exemplo, no caso do blog de atividades físicas, que é afiliado da personal trainer, ele deve desenvolver uma série de conteúdos sobre o tema.
Para isso, ele precisa pensar na jornada, nas possíveis dúvidas e respostas de sua audiência :
- A importância da atividade física;
- Os riscos do sedentarismo;
- Perda de massa muscular;
- Dores no corpo;
- Correlação da atividade física com algum acontecimento de grande repercussão;
- Entre outros.
Ou seja, é necessário um cronograma de conteúdos que alertem para seu público a necessidade de manter o corpo saudável.
E, no final, indique o infoproduto da personal, que poderá ser uma solução para o sedentarismo de seu cliente.
Esse exemplo vale para qualquer tipo de infoproduto, como: “curso de inglês pelo celular”, “como fabricar cerveja artesanal”, “consertar carros você mesmo”, dentre outros tantos. Além disso, vale lembrar que os afiliados podem demorar para ter grandes resultados.
Formas de monetização com o marketing de afiliados
Os programas de Marketing de Afiliados remuneram seus parceiros de diferentes formas. CPC, CPA, CPM e CPV. Mas, o que significa cada sigla? Vamos lá!
CPC – Custo por Clique: O Afiliado é remunerado sempre que o internauta clicar em seu banner ou link de publicidade em suas páginas, independentemente da conversão. O ganho está vinculado com o investimento da campanha. É uma boa opção para mensurar o comportamento de seu público.
CPM – Custo por Mil Visualizações: Este tipo de ganho remunera cada mil visualizações em na página que contenha o link para o cliente. É uma boa opção para blogs com muito tráfego, pois não depende da conversão.
CPA – Custo por Ação: Essa modalidade paga quando há uma interação do visitante. Ou seja, ele precisa clicar, preencher formulário ou adquirir o produto.
Trata-se de um formato indicado para aquele produtor de conteúdos que tem grande influência com seu público. É o cara que tem cacife para dizer: Pode comprar que eu garanto!
Esse modelo tem percentual interessante e pode ser uma boa opção para o Afiliado que tenha pouco tráfego, pois não demanda muito volume para monetizar.
CPV – Custo por Venda: O ganho por venda, como próprio nome indica, é o formato em que o Afiliado só é remunerado quando há a aquisição.
Como trabalhar com marketing de afiliados com tráfego pago?
O Marketing de Afiliados não é apenas para quem já produz conteúdos sobre determinado assunto. Sendo assim, qualquer pessoa consegue vender como afiliado sem precisar criar conteúdo. Nesse caso, usando estratégias de tráfego pago.
Tráfego pago significa que o afiliado cria anúncios online direcionados para o público comprador. Sendo assim, cada pessoa que clica no anúncio e compra o produto, o afiliado ganha uma comissão. Esses anúncios podem ser feitos em plataformas como o Google Ads, Facebook/Instagram Ads, TikTok Ads, Bing Ads e outras.
Ao contrário do que vimos antes, aqui você não precisa criar conteúdo e também não precisa aparecer. Por outro lado, você precisa ter uma reserva para pagar os anúncios. Não é necessário ter muito dinheiro pra começar, dar pra começar com pouco. Sendo assim, você paga para as plataformas de anúncios mostrarem seus anúncios para o público comprador. Os anúncios são mais certeiros e por isso trazem resultados mais rápido.
Qual o melhor curso para quem quer trabalhar como afiliado?
A diversidade de cursos online para afiliados é imensa.
Somente dentro da plataforma Hotmart, é possível encontrar cursos de diferentes preços e métodos.
Para quem quer trabalhar como afiliado, recomendo o primeiro passo, que é adquirir um bom curso que ensina o passo a passo, com estratégias validadas e atualizadas.
Um desses curso é o Mapa das Vendas Rápidas (MVR) da Gabi Cervantes. O MVR tem aulas rápidas e objetivas, tem um passo a passo, e ensina tudo que o afiliado precisa dominar mesmo que o afiliado nem saiba mexer na internet. Nesse curso você vai aprender a vender de forma rápida usando o poder do tráfego pago.
Quer ver todos os detalhes do curso, Clique Aqui.