Mecanismos de busca: os 5 mais usados

Os mecanismos de busca agora fazem parte da nossa vida diária. De fato, as pessoas agora dependem cada vez mais dos mecanismos de busca para obter a resposta para suas consultas diárias. 

Para ajudar você a entender mais sobre os mecanismos de busca mais usados em 2021, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é um mecanismo de busca na Internet?

Um mecanismo de pesquisa na Internet é um portal na Internet onde você pode explorar conteúdo na World Wide Web. Esses conteúdos, incluindo imagens, vídeos e páginas da web, se conectam através de hiperlinks e são classificados com URIs (identificadores uniformes de recursos).

Hoje, existem muitos mecanismos de busca diferentes disponíveis na Internet, cada um com seus próprios recursos e capacidades. 

O primeiro mecanismo de pesquisa desenvolvido é considerado o Archie, que foi usado para pesquisar arquivos FTP.

Atualmente, o mecanismo de busca mais popular e conhecido é o Google. Outros mecanismos de busca populares incluem Bing, DuckDuckGo e Yahoo.

Os usuários não pagam taxas para acessar os mecanismos de busca da Internet. Os custos das empresas que prestam o serviço são apoiados pela publicidade. 

Isso inclui a localização na barra lateral ou a localização na parte superior da lista de links para empresas cujos sites são relevantes para uma determinada pesquisa na Internet.

Por exemplo, um fabricante de equipamentos esportivos poderia pagar para que seu site aparecesse primeiro quando um usuário pesquisa o termo “sapatos esportivos”.

Como os mecanismos de busca são tão importantes para acessar o conteúdo da Web, alguns governos os censuram.

Nos Estados Unidos, a Primeira Emenda da Constituição protege todo discurso político para que os resultados do Google não sejam censurados para usuários americanos. 

Em contraste, o governo chinês é um dos censores da Internet mais severos do mundo, e a filial do Google na China censura milhares de termos de pesquisa de acordo com as políticas de censura do governo chinês.

Como funcionam os mecanismos de busca?

Existem três etapas básicas para a operação dos mecanismos de busca da Internet.

Primeiro, o provedor de serviços deve visitar sistematicamente o maior número possível de sites na Internet, de preferência todos. Dado que milhões de novos sites aparecem diariamente, esse esforço para visitar toda a web, chamado de “rastreamento da web”, é um processo contínuo.

O rastreamento não é realizado por seres humanos, mas por um dispositivo de software conhecido como bot, spider ou rastreador que segue cada link que aparece em cada página da web. 

Na realidade, nenhum mecanismo de pesquisa visita mais de um quinto de todas as páginas da web disponíveis publicamente. 

Muitas páginas estão disponíveis apenas quando uma consulta foi enviada para um banco de dados: nenhum link direto para essa página aparece em qualquer página da web, dificultando a descoberta de um rastreador.

Em segundo lugar, o provedor do mecanismo de pesquisa deve indexar as páginas visitadas. Todo o texto que aparece na página da web que está sendo rastreado é baixado para os computadores do provedor de serviços. 

Centenas de terabytes (bilhões de bytes) são necessários para armazenar o texto disponível na Internet, mas o armazenamento é tão barato hoje que não é um fator de custo esmagador, mesmo com backup. O texto é analisado para determinar se pertence a um nome de arquivo, link da web, texto legível ou outra categoria.

Em terceiro lugar, ele pesquisa o índice quando um usuário enviar termos de pesquisa. É aqui que os métodos usados pelos provedores de mecanismos de busca se tornam especialmente complexos.

Pode haver milhões ou bilhões de resultados para algumas palavras, mas a maioria dos usuários não tem tempo de digitalizar mais do que algumas dezenas de resultados. 

Portanto, as regras devem ser projetadas para mostrar os links que provavelmente interessam a um usuário no topo da lista de resultados. Algoritmos estão sendo continuamente desenvolvidos para classificar os resultados de acordo com sua relevância.

Quando os resultados são exibidos, o usuário escolhe um link clicando nele, e seu navegador o leva para a página, se ainda estiver disponível. 

Os 5 melhores mecanismos de busca na Internet

O Google é um gigante. Com seus algoritmos poderosos, plataforma de publicidade dominante e experiência do usuário personalizada, o Google é uma força a considerar e um dos mecanismos de buscamais populares do mundo.

No entanto, se você não estiver disposto a alterar a privacidade por conveniência, existem dezenas de alternativas do Google, muitas das quais oferecem uma melhor experiência de pesquisa.

Aqui deixo para você os melhores mecanismos de busca da Internet para que você possa escolher o que melhor se adapte às suas necessidades.

Google

É considerado o melhor mecanismo de busca na Internet e o mais usado. Há pouco a dizer sobre o Google, exceto que ele é usado por bilhões de pessoas em todo o mundo e que é o mecanismo de busca mais poderoso que existe. 

Seus resultados são mostrados com base na combinação de centenas de algoritmos baseados em inteligência artificial que trabalham para mostrar os sites mais destacados para cada consulta.

Yahoo

O Yahoo é um dos mecanismos de busca da Internet que foi um dos grandes rivais do Google anos atrás. Hoje, o Google monopolizou quase todo o mercado, mas o Yahoo Search ainda conseguiu se reinventar para se oferecer como uma alternativa interessante.

Bing

A Microsoft esperava mudar a dinâmica do mercado de mecanismos de busca com o lançamento do Bing, um “mecanismo de decisão” projetado para mostrar mais informações recuperadas nas páginas de pesquisa do que o habitual.

Em fevereiro de 2010, o Facebook, que tinha mais de 400 milhões de usuários e era o segundo site mais visitado depois do Google. Ele chegou a um acordo com a Microsoft para apresentar os resultados do Bing aos usuários que pesquisam na World Wide Web a partir do Facebook.

Embora a participação de mercado do Bing tenha sido inicialmente um pouco lenta em comparação com a do Google ou Yahoo, o mecanismo de pesquisa finalmente se tornou o segundo maior dos Estados Unidos. 

No entanto, o Google permaneceu o mecanismo de pesquisa dominante, com o Bing atraindo apenas uma pequena porcentagem do mercado.

Baidu

Baidu é um mecanismo de busca chinês com sede em Pequim fundado no final de 1999. Seu design é semelhante ao do Google e inclui a possibilidade de procurar notícias, imagens e músicas, entre outras funções.

A característica mais popular do Baidu, que outros mecanismos de pesquisa, como o Google, não oferecem, é que ele permite que você pesquise arquivos de áudio (MP3, WMA/SWF…). 

Este mecanismo de pesquisa na Internet é usado principalmente para a busca por música pop chinesa, e os resultados da pesquisa são surpreendentemente precisos. 

Baidu pode realizar essas pesquisas porque as leis da República Popular da China não proíbem colocar música na Internet, e Baidu está sob jurisdição chinesa.

DuckDuckGo

DuckDuckGo é um mecanismo de busca privado na Internet para dispositivos inteligentes iOS e Android. 

Por padrão, este aplicativo bloqueia todas as formas de rastreamento on-line e não carrega seu histórico de pesquisa nos servidores de ninguém. 

Se você ainda estiver preocupado com sua privacidade, poderá excluir todas as suas guias e dados tocando no ícone de chama no menu principal.

Um recurso particular que os entusiastas da privacidade apreciarão é a classificação de segurança que aparece ao lado do endereço atual do site na parte superior da tela. 

Os sites são classificados de D a A em seus níveis de criptografia e no número de rastreadores detectados. Tocar nessa classificação abrirá um boletim em tela cheia que apresenta uma quantidade impressionante de informações sobre como eles alcançaram a classificação.

Os aplicativos iOS e Android têm temas claros e escuros e uma configuração de bloqueio que requer Touch ID, Face ID ou senha para usar o aplicativo. Um dos melhores mecanismos de busca na internet para aqueles que querem a maior privacidade.

Gostou de saber mais sobre os mecanismos de busca? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!