O que é Google Ads [GUIA COMPLETO]

Muitos empreendedores iniciantes se perguntam: O que é Google Ads? Neste sentido, o Google Ads, anteriormente Google Adwords, é um programa de publicidade do Google. O Google Ads oferece a você a oportunidade de anunciar em termos de pesquisa. 

Assim sendo, os anúncios são exibidos no Google com os resultados da pesquisa. Além disso, você também pode anunciar na rede de pesquisa e na Rede de Display do Google. Abaixo, você encontrará mais informações sobre o que é Google Ads

O que é Google Ads?

Por que alguns anúncios estão no topo do Google e outros não? Dois fatores desempenham um papel importante nisso: A concorrência e o índice de qualidade dos anúncios. 

Neste sentido, quanto mais competição, mais você paga por um clique. Deste modo, se você não participar da competição, é provável que não seja listado nos primeiros 4 anúncios.

Já a pontuação de qualidade é construída com base na relevância e no comportamento do clique. Para isso, o Google analisa a relevância do seu anúncio para a palavra-chave e a relevância da página da web subjacente. 

Um fator importante aqui é quantas pessoas clicam em seu anúncio em comparação com a concorrência. O Índice de qualidade é uma pontuação entre 1 e 10, sendo 10 a melhor pontuação. Quanto melhor for a qualidade, menos paga por clique.

Custos do Google Ads

Você precisa de uma conta do Google para usar o Google Ads. Você pode então se registrar para começar a trabalhar com anúncios. Neste sentido, por trás do Google Ads está uma espécie de sistema de leilão online.

Em sua conta do Google, você pode indicar quanto deseja gastar com um clique. Assim sendo, você só paga quando alguém clica no seu anúncio. Para os resultados da pesquisa paga, o CPC (custo por clique) é, portanto, um fator importante. 

Você pode definir um orçamento por dia para sua conta, para campanhas, para anúncios e para palavras-chave específicas. O custo por clique, portanto, dá uma ideia de quantos cliques você pode esperar obter com seu orçamento. 

Vale destacar ainda, que, os custos do Google Ads variam por qualidade do site, por nicho de mercado e por dia. Por fim, o Google Ads é adequado para produtos e serviços.

Fatura do Google Ads

Você paga os custos dos cliques diretamente ao Google. Além disso, em sua conta do Google, todas as suas faturas do Google Ads também podem ser encontradas no histórico de transações.

Quais são os benefícios?

Imagine que atualmente você está recebendo 5 solicitações por 100 visitantes por meio de seu site. O que aconteceria se os visitantes dobrassem? Teoricamente, você receberá 10 inscrições online. 

E se um em cada três realmente se tornar um cliente com você? Pergunte a si mesmo quanto você realmente ganha (lucro) de um cliente? Calculado? Então, agora você sabe quanto pode gastar para atrair um novo cliente através do Google Ads.

Como começar no Google Ads?

Começar a usar o Google Ads por conta própria é uma escolha óbvia, especialmente se sua organização não tiver um orçamento de publicidade ilimitado. É por isso que é importante dominar o que é Google Ads! 

No entanto, muitas vezes notamos que os iniciantes não sabem por onde começar. Por esse motivo, incorporamos esta parte neste artigo. 

Com todas as informações neste capítulo, você definitivamente deve ser capaz de iniciar suas próprias campanhas. Além disso, você também pode terceirizar suas campanhas no Google Ads. De qualquer forma, os seguintes elementos para iniciar uma campanha se aplicam:

Campanhas

Como mencionamos acima, uma estrutura de campanha bem pensada e lógica é necessária. Assim sendo, sempre divida sua conta para que a campanha corresponda à estrutura do seu site. 

Além disso, também é aconselhável ter a estrutura do seu site em ordem. As estratégias de lances (automáticos) só podem ser definidas no nível da campanha. Portanto, se você usar ou quiser usar várias estratégias de lances, lembre-se disso.  

Grupos de anúncios

A próxima camada na conta são os grupos de anúncios. Essa camada também deve ser estruturada de forma lógica, preferencialmente com base em características, produtos ou serviços. 

Em princípio, você pode criar o maior número possível de grupos de anúncios por campanha. No entanto, não recomendamos isso de forma alguma, porque indicamos anteriormente que uma estratégia de lance é definida no nível da campanha. 

Palavras-chave de cauda curta e cauda longa

Você provavelmente já viu ou ouviu esses conceitos antes. No entanto, se não for esse o caso, explicaremos brevemente o que significam. 

Anteriormente, o número de palavras determinava o tipo de palavra-chave: Cauda curta ou longa. Entretanto, isso não existe mais.

Uma palavra-chave de cauda curta pode consistir em várias palavras, desde que não haja um foco claro. Por esse motivo, uma palavra-chave só tem cauda longa quando um adjetivo ou verbo foi adicionado.

Tipo de palavras-chave

Sem as palavras-chave certas, você não alcançará o grupo-alvo certo com seus anúncios. Portanto, você precisa dominar o que é Google Ads! Neste sentido, o Google oferece a opção de escolher entre quatro tipos de palavras-chave:

Palavras-chave amplas

Esse tipo de palavra-chave também exibirá seu anúncio quando uma pessoa pesquisar uma palavra-chave selecionada para você, que contenha um erro de grafia, um sinônimo, uma consulta de pesquisa relacionada e outras variações relevantes.

Quando usar palavras-chave amplas: Se você tem um produto ou serviço que não é muito específico e pode ser ativado por muitos termos de pesquisa diferentes. Esse é um tipo de palavra-chave usado com mais frequência, principalmente na fase inicial de uma campanha.

Palavras-chave amplas com modificador

Esse tipo de palavra-chave pode ser comparado a palavras-chave amplas, mas por meio de um modificador você informa ao Google que essas palavras (ou fortes variações delas) devem fazer parte da consulta de pesquisa. A ordem não importa, desde que essas palavras voltem.

Quando usar palavras-chave amplas com modificador: Quando você deseja que várias palavras-chave sejam incluídas em uma consulta de pesquisa. 

Frases

Anúncios com este tipo de palavra-chave só podem ser exibidos quando os termos de pesquisa são executados, incluindo fortes variações dos mesmos, com palavras adicionais antes ou depois. Para frases, a ordem das palavras-chave é decisiva.

Quando usar frases: Quando você sabe quais termos de pesquisa são importantes para sua organização e a chance de conversão é alta. Especialmente quando a ordem das palavras-chave é importante.

Palavras-chave exatas

Este tipo de palavra-chave é usado para pesquisas específicas. Frequentemente, para termos de pesquisa com alta competição, um preço de clique geralmente mais alto e uma intenção específica, relevante para sua organização. Portanto, os anúncios só podem ser exibidos para pesquisas com os termos exatos ou uma variante forte deles. 

Quando usar palavras-chave exatas: Com os termos de pesquisa que são muito relevantes para sua organização com a intenção certa. Apesar de um preço de clique (geralmente) mais alto, esse visitante tem maior probabilidade de realizar uma conversão.

Palavras-chave negativas

Palavras-chave garantem que seus anúncios sejam exibidos ao seu público-alvo. Mesmo assim, você sempre receberá cliques de pesquisas irrelevantes. 

Assim sendo, para manter sua conta específica, use palavras-chave negativas. Por exemplo, palavras como “grátis” e “desconto” são palavras-chave negativas comumente usadas.

Sempre recomendamos o uso de palavras-chave negativas com o tipo de palavra-chave “frases”. Desta forma, você exclui o termo de pesquisa irrelevante.

O algoritmo do Google está ficando mais inteligente e melhor a cada dia por meio do aprendizado de máquina. Isso torna o uso de palavras-chave negativas ainda mais importante. Portanto, diga claramente ao algoritmo o que não fazer.

Conclusão

Você quer aprender mais sobre como obter sucesso no Google Ads? Se sim, então, você precisa da mentoria A Jornada, que é uma mentoria semanal ao vivo com Caio Calderaro

O Caio Calderaro tem ainda um programa de treinamento completo de Tráfego Pago para afiliados. O treinamento inclui estratégias de Google Ads, Facebook Ads, Youtube Ads, Email Marketing, as estratégias mais avançadas para afiliados! Esse treinamento chama GPA Domínio Estratégico que conta com mais de 10 mil alunos. O GPA é um método testado e validado e por causa de sua eficácia, é hoje um dos cursos mais vendidos dentro da Hotmart.

Portanto, não perca mais tempo e invista em seu conhecimento técnico! Só assim será possível que você obtenha bons resultados ao aprender primeiramente o que é Google Ads, como aplicar as estratégias certas para os produtos certo. Lembrando que dentro do curso irá aprender também as outras formas de tráfego

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o que é Google Ads, então, continue neste site e confira muito mais! Também, não esqueça de fazer o seu cadastro para receber conteúdos novos.

Leia também: Tudo sobre o Curso GPA Domínio Estratégico do Caio Calderaro