Pesquisa de palavra-chave: o que é?

pesquisa de palavra-chave é fundamental para o seu blog, você sabia disso? Dúvida? Então continue lendo para saber mais…

Seu site finalmente ficou pronto e você acabou de indexá-lo no Google. Como qualquer profissional de marketing que se preze, você tem o cuidado de publicar regularmente conteúdo relevante e de alta qualidade em seu site e manter suas redes sociais vivas para atrair tráfego. 

No entanto, apesar da magnitude do investimento e da energia que você implanta na promoção do seu site, poucos visitantes chegam e ainda menos conversões.

De fato, não importa se você oferece o conteúdo mais relevante em sua área, se você não tiver tráfego, ninguém poderá aproveitá-lo! É aqui que entra a pesquisa de palavra-chave

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a pesquisa de palavra-chave, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é uma palavra-chave?

Por definição, uma palavra-chave é uma palavra ou grupo específico de palavras que os usuários da Internet digitam em um mecanismo de busca para encontrar a resposta a uma pergunta. 

Por exemplo, se você digitar “Renovação de móveis antigos” na barra de pesquisa, o Google oferecerá um conjunto de resultados que considera mais relevantes para as palavras-chave que você escolheu.

Mas o que isso significa para o seu site?

Bem, é bastante simples. Seu site contém palavras. Os mecanismos de busca posicionarão seu site nas páginas de resultados de pesquisa se acharem seu conteúdo relevante. 

Você pode imaginar que, como um site de marketing digital, meu site não aparecerá nos resultados da pesquisa “Renovação de móveis antigos”, mas em resultados de pesquisa como “marketing digital” “negócios online”, “marketing de afiliados”… 

Ao integrar palavras-chave estratégicas, em lugares importantes em nossas páginas, o Google pôde inserir o conteúdo do nosso site e as consultas sobre as quais que queríamos nos posicionar.

Tenha cuidado, lembre-se de que palavras-chave são um dos critérios de SEO da sua natureza. Há uma infinidade de aspectos para otimizar para o seu posicionamento. Começar com suas palavras-chave é uma coisa importante, mas não se esqueça do resto!

Qual a importância de uma pesquisa de palavra-chave?

Produzir conteúdo de marketing e manter um site sem procurar palavras-chave desperdiçará muito tempo e dinheiro. 

pesquisa de palavra-chave é um passo crucial para tornar seu site e conteúdo uma referência em seu nicho de mercado e, assim, alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google.

Abaixo, estão alguns dos benefícios que você pode obter se usar corretamente a pesquisa de palavra-chave:

1. Seja visível no google através de palavras-chave

O Google registra mais de 80.000 solicitações a cada segundo. Considera-se agora que metade da população mundial usa a Internet (cerca de 3,77 bilhões de usuários). 

A Internet é, portanto, uma ótima ferramenta (se não a melhor) para aumentar sua reputação e tornar seu negócio conhecido por seus clientes em potencial. 

No entanto, a concorrência é dura no Google, e é necessário usar um método para poder se beneficiar da melhor visibilidade possível.

Quando sabemos que 91% dos cliques no Google estão na primeira página de resultados, podemos entender muito rapidamente a importância do SEO e, portanto, da pesquisa de palavra-chave.

2. Dê indicações ao Google com palavras-chave

A busca por palavra-chave vai além do SEO, ela permite que você determine toda a sua estratégia de marketing digital.

O conteúdo de marketing que você produz em seu site é o principal interesse do Google. Nunca devemos perder de vista o fato de que o objetivo do Google é oferecer aos seus usuários o conteúdo mais relevante relacionado à sua pesquisa. No entanto, nem todo o seu conteúdo é de igual importância. 

Assim, você deve destacar suas palavras-chave para dar informações ao Google sobre o conteúdo de suas páginas da web e, assim, mostrar a relevância do que você propõe em relação às pesquisas realizadas pelos usuários da Internet sobre o assunto.

Sempre garanta consistência entre suas palavras-chave e seu conteúdo. Se você é dono de uma garagem e posta posts de blog destacando palavras-chave que são sobre encanamento, existe o risco de você ser referenciado em pesquisas que não são direcionadas ao alvo que deseja alcançar, e isso será penalizador para o Google e os usuários da Internet. 

Assim, escolher suas palavras-chave permitirá que você envie uma mensagem clara para o Google.

Veja o exemplo do meu site. Na página inicial, mostro aos visitantes, mas também ao Google, os principais conteúdos que eu ofereço, quem eu sou e como eu trabalho. Tudo isso foi determinado durante minha busca por palavras-chave, um passo valioso para o nosso SEO natural.

3. Sem palavras-chave, sem tráfego para o seu site

Ser referenciado em mecanismos de busca é o principal objetivo do SEO. Na verdade, escrever conteúdo da web para seus clientes também é escrever para que seus clientes possam te encontrar.

Existem 3 aspectos essenciais no SEO: conteúdo, aquisição de links e pesquisa de palavra-chave. Para ter tráfego em seu site e conversões, você deve ser referenciado. 

Mas o SEO nos primeiros resultados de busca não é suficiente, mas ainda é necessário atrair tráfego qualificado. 

O tráfego qualificado consiste em todos os usuários da Internet que visitaram seu site que estão realmente interessados na oferta que você oferece e, portanto, são clientes em potencial. Para aumentar esse tráfego em seu site, você deve passar por pesquisa de palavra-chave.

Faça as perguntas corretas para si mesmo

Assim, é aconselhável fazer várias perguntas antes de realmente colocar um conteúdo no ar e determinar se suas palavras-chave realmente correspondem ao seu site.

  • Minhas palavras-chave têm como alvo o que as pessoas estão procurando?
  • Os usuários que chegam ao seu site procurando as palavras-chave que você escolheu estão satisfeitos em encontrar o que encontram lá?
  • O tráfego que chega ao meu site me ajuda a atingir meus objetivos (de vendas, por exemplo)?

Se uma das respostas para essas três perguntas for não, você deve procurar uma palavra-chave diferente, é muito simples.

Como escolher suas palavras-chave?

Agora que você já sabe mais sobre a busca por palavras-chave, é hora de agir!

De fato, fazer uma pesquisa de palavra-chave é muito simples. No entanto, essa etapa pode ser mais complicada do que o esperado, especialmente se você é novo na internet.

Por isso, eu resolvi trazer um pequeno passo a passo que pode lhe ajudar:

Passo 1: determine o seu nicho de mercado

Passo 2: determine seu público-alvo e conheça suas necessidades

Etapa 3: entre no ubersuggest e pesquise as palavras-chave mais relevantes de sua persona

Passo 4: encontre um equilíbrio entre buscas e concorrência

Passo 5: crie um conteúdo que realmente seja relevante para essa palavra-chave, para assim, você se posicionar bem no Google.

Você sabe tudo sobre pesquisa de palavras-chave, se precisar de ajuda para determinar sua estratégia digital ou para escrever seu conteúdo, entre em contato comigo diretamente aqui no blog, eu terei o prazer de dar mais conselhos sobre isso.

Gostou de saber mais sobre a importância da pesquisa de palavra-chave? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário