SEO no Instagram: 4 técnicas

O Instagram é, sem dúvida, um dos canais mais viáveis para marketing na Internet nos últimos anos. Na verdade, o Instagram atingiu oficialmente mais de um bilhão de usuários ativos mensais. Contudo, para ter sucesso, é fundamental entender mais sobre SEO no Instagram.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o SEO no Instagram, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais benefícios o SEO no Instagram oferece?

A chave não é incorporar o Instagram à sua estratégia de SEO existente, mas usar o SEO que você já conhece para impulsionar o crescimento orgânico da sua conta do Instagram.

Considerando que o Instagram é uma das redes sociais do momento, aplicar SEO nisso pode trazer benefícios como:

  • Mais e mais espectadores poderão encontrar seu conteúdo pesquisando no Instagram
  • Clientes em potencial que estão procurando ativamente o produto que sua empresa promove poderão encontrá-lo mais rapidamente.
  • Ele permite que você seja mais criativo e único com o conteúdo que publica, já que, estando bem posicionado, você não precisa se preocupar com as hashtags que usa para ser mais relevante ou copiar o que a empresa rival faz
  • Você pode construir uma comunidade e se conectar com outras marcas e públicos que têm sua paixão e opiniões.

Mas como fazer SEO no Instagram?

O Instagram não funciona como o Google ao posicionar os perfis ou postagens de seus usuários. Por um lado, embora as palavras-chave continuem a desempenhar um pequeno papel, as hashtags fazem a diferença ao posicionar seu perfil.

Instagram é uma rede social muito lotada e volátil, mas seguindo esta série de dicas que preparei, sua popularidade e visibilidade podem melhorar enormemente.

Otimize seu perfil do Instagram

Para obter um maior alcance no Instagram, o primeiro passo que você deve dar é otimizar seu perfil no Instagram. Se o seu perfil não estiver otimizado para a melhor experiência do usuário, o Instagram não o beneficiará a longo prazo.

Para fazer isso, certas indicações podem ser seguidas:

  • Coloque sua conta do Instagram pública para que todos os usuários possam ver seu conteúdo.
  • Tenha uma foto de perfil impressionante e original.
  • Tenha um nome de usuário fácil de pesquisar e lembrar
  • Inscreva-se para ter uma conta do Instagram Business.
  • Inclua em sua biografia um link que expanda seu conteúdo e seja rastreável.

Para colocar o Instagram em perspectiva, a barra de pesquisa do Google é proporcional à página de exploração (onde você pode pesquisar perfis, hashtags e até locais). 

Os resultados da pesquisa do “explore” são baseados em uma série de fatores, como as pessoas que você segue ou segue seus seguidores, pessoas próximas a você ou com base em seus gostos. Mas eles também são baseados em palavras-chave

Portanto, você precisa incluir estas palavras-chave em:

Nome de usuário

Se for possível ter a palavra-chave principal do seu negócio no nome de usuário, pode ser muito benéfico. Por exemplo, se você se dedica ao setor automotivo, ter a palavra-chave do carro em seu nome de usuário seria ideal para classificar no Instagram.

Mas muitas vezes isso não é possível porque a marca é chamada de maneira concreta e quer ser reconhecida como tal em redes. 

Mas, felizmente, existem outras partes em que você pode inserir essas palavras-chave separadas do nome de usuário e são perfeitamente personalizáveis e rastreáveis através do mecanismo de pesquisa do Instagram. 

Como no campo de nome da biografia do Instagram, onde você pode inserir sua palavra-chave como uma adição ao nome da sua marca.

Biografia

Como na seção de nome de usuário, a biografia em si deve estar cheia de palavras-chave para o seu negócio, talvez de natureza mais secundária, para ajudar a classificar o perfil (por exemplo, em uma perfumaria coloque palavras como “beleza”, “bem-estar” ou “saúde”).

Até hashtags podem ser adicionadas com o objetivo de aumentar as chances de sair como resultado de uma pesquisa e também quando as pessoas pesquisam por essas hashtags.

Use legendas descritivas

O Instagram, assim como seu feed, em sua página explora, tem um algoritmo projetado para aprender com os comportamentos dos usuários no aplicativo e mostrar recomendações com base nas informações aprendidas. 

Normalmente, essas recomendações são baseadas nas pessoas que você segue, nas postagens que você gostou ou comentou e nas publicações que mostram mais interesse, e é por isso que esta página é muito diferente entre os usuários.

Portanto, se uma pessoa mostrar interesse em postagens relacionadas ao futebol, o Instagram recomendará postagens relacionadas a esse tópico, usando um método de aprendizado de máquina conhecido como “incorporação de palavras”.

Através disso, o Instagram analisa as palavras-chave usadas na conta para determinar sua relevância. Embora algumas dessas palavras-chave venham do nome da conta, nome de usuário e perfil (conforme descrito acima), elas também vêm da legenda de uma publicação.

Portanto, a legenda deve ser descritiva e relacionada ao setor do seu negócio para que o Instagram a combine com contas semelhantes, e você seja recomendado às pessoas certas.

Hashtags = palavras-chave

O uso de hashtags relevantes e específicas em postagens e histórias continua sendo uma das melhores maneiras de ser descoberto por novos públicos no Instagram. Isso pode trazer mais participação, mais seguidores e mais clientes para o seu negócio.

Estes têm um impacto semelhante a palavras-chave no posicionamento SEO.

Portanto, se você tiver uma conta pública no Instagram e adicionar uma hashtag a uma postagem, a postagem ficará visível na página de resultados da hashtag correspondente. 

E, como as tags são usadas para descobrir novos conteúdos, usar as hashtags “certas” pode colocá-lo na frente do seu público-alvo.

Mas é importante ter uma estratégia de hashtag clara e elaborada, já que estas também são usadas para realizar campanhas publicitárias, criação de comunidades ou pesquisa de público. E se eles forem usados incorretamente, você pode estar perdendo oportunidades de posicionar seu perfil.

Aproveite o texto alternativo do Instagram

Texto alternativo pode se tornar uma excelente estratégia de SEO para imagens e fotografias para Instagram. 

Através deles, você pode fazer suas fotos aparecerem no Google, embora, como você sabe que os mecanismos de busca não podem rastrear fotos do Instagram, os textos alternativos são ótimas oportunidade.

O texto alternativo do Instagram é um recurso relativamente novo que permite ao usuário texto alternativo personalizado para que ele possa adicionar uma descrição mais completa às suas fotos. Esta função foi projetada principalmente para usuários cegos do Instagram, mas também pode ser usada para SEO.

Atualmente, o Instagram criou um texto alternativo automático, para que você possa ouvir a descrição da foto através de um leitor de tela.

Esta função usa a tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar uma descrição da foto para o leitor de tela, para que você possa ouvir a lista de elementos que a foto pode conter enquanto navega no aplicativo. 

No entanto, você também pode criar texto alternativo personalizado ao fazer upload de fotos para descrever mais claramente o conteúdo da sua publicação.

Gostou de saber mais sobre o SEO no Instagram? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!