Sites concorrentes: como analisar?

Não é possível integrar o trabalho de um especialista em marketing digital, sem o uso de uma infinidade de serviços e ferramentas on-line, a fim de automatizar seu trabalho e analisar os sites concorrentes.

Para ajudar você a entender mais sobre como analisar os sites concorrentes, por isso preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

A importância da análise competitiva

A concorrência está crescendo rapidamente em quase todos os setores. Em grande parte como resultado da globalização. Ou seja, está provando ser uma faca de dois gumes para empreendedores. Por um lado, os empresários de hoje têm acesso a uma clientela maior do que nunca. 

Mas, por outro lado, eles não estão apenas competindo com empresas semelhantes em sua região – eles estão expostos ao aumento da concorrência de produtores de todo o mundo. 

Essa ampla exposição leva as empresas a lutar não apenas para permanecerem lucrativas, mas também para identificar as empresas com as quais competem.

Empreiteiros sábios reconhecem a necessidade de acompanhar as mudanças no cenário competitivo. Por isso, eles monitoram de perto seus concorrentes, afim de identificar lacunas em seus próprios planos de negócios e novas oportunidades que podem ser exploradas.

Uma análise competitiva aprofundada pode ser muito benéfica para qualquer marca. 

Estudo de caso

De acordo com um estudo de caso, uma empresa global de bebidas descobriu que quase todos os seus concorrentes estavam fazendo um trabalho ruim quando se tratava de atender as necessidades de seus clientes de varejo.

Isso os ajudou a identificar problemas relacionados aos modelos de negócios de seus concorrentes, como a falta de bebidas especializadas. Entretanto, poderiam aproveitar imediatamente para ganhar participação de mercado.

As marcas vêm analisando seus concorrentes desde o início dos tempos. Elas analisam os concorrentes assim como definindo seu setor, concorrentes, clientes e outros fatores-chave que os diferenciam da concorrência, como preço, serviço, conveniência, etc.

Incluindo classificar seus principais pontos fortes e criar um perfil para cada um de seus concorrentes: uma compilação de antecedentes, finanças, produtos, instalações de marketing, estratégias pessoais e de negócios. 

Algumas das ferramentas apresentadas abaixo podem fornecer uma visão geral completa da estratégia da sua concorrência muito rapidamente. 

Outras cobram taxas de assinatura mensais (às vezes grandes). Mas, o investimento pode ser lucrativo se você puder melhorar significativamente o desempenho do seu negócio. 

Assim sendo, avalie todas as opções abaixo antes de decidir como proceder com suas necessidades de análise competitiva.

Como analisar sites concorrentes?

Mention.com

Esse site é usado por 500.000 empresas, incluindo ASOS, Microsoft, Spotify etc… Este serviço on-line monitora menções de marcas em 42 idiomas de um milhão de fontes diferentes. Assim como em redes sociais, portais de informações, fóruns, blogs e qualquer outro site.

Portanto, com esta ferramenta, você pode rastrear com que frequência e em quais países seus concorrentes são mencionados. Por fim, dar também para saber se os feedbacks dos clientes são positivos ou negativos.

A menção é apresentada em uma versão gratuita básica e 3 planos pagos. Você também pode experimentar uma versão demo gratuita por 14 dias.

Você pode se registrar no site através de redes sociais – Facebook, Twitter, LinkedIn ou criando uma conta.

Brand24.com

Já a Brand24 é uma ferramenta que trabalha com mais de 30.000 marcas em todo o mundo. Seus usuários representam muitas empresas bem conhecidas, incluindo Panasonic, IKEA, H&M ou Raiffeisen Bank.

Esta ferramenta fornece dados de mais de 25 redes sociais, portais de notícias, blogs, fóruns, etc. Isso pode ajudá-lo a encontrar menções de concorrentes em fontes específicas e determinar a atitude dos clientes em relação à empresa.

O relatório sobre os dados recebidos contém gráficos sobre o número de menções e sua apreciação emocional, páginas de sites com registros encontrados. Todos os resultados são classificados por diferentes tipos de fontes (Facebook, Twitter, vídeo, foto, blog, fórum, etc.).

Hootsuite.com

Em contra partida, temos a Hootsuite, uma ferramenta gratuita para monitorar menções de marcas em mídias sociais assim como Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress e Foursquare.

Mais de 10 milhões de pessoas usam a Hootsuite, incluindo empresas renomadas.

Esta ferramenta procura referências a empresas concorrentes por palavras-chave, e fornece relatórios analíticos semanais. Contudo, é ideal para trabalhar em equipe (você pode criar tarefas para funcionários e enviar mensagens privadas).

Por outro lado, você pode usar a versão demo do Hootsite Pro gratuitamente por 30 dias. 

Você pode se registrar no Hootsuite via Twitter, Facebook, Google ou criando uma conta.

Open Social Buzz: Solução de pesquisa de dados no Twitter, Facebook, LinkedIn e outras fontes em tempo real.

Depois de se registrar em sua conta pessoal, você pode seguir avisos de marca, nomes pessoais ou qualquer frase.

A ferramenta fornece diferentes tipos de análise na forma de gráficos e diagramas: por avaliações emocionais de usuários, por número de publicações, assinantes, visualizações, por tipos de conteúdo (vídeos, imagens) e por palavras-chave.

A versão gratuita do serviço tem algumas limitações: você pode realizar cem pesquisas por dia e receber duas notificações por e-mail. Existem 3 planos pagos que você pode usar para obter mais consultas de pesquisa e notificações.

Pacotes pagos permitem monitorar, gravar publicações e encontrar todas as menções de uma empresa. 

Ahrefs.com

Além de determinar o volume da massa de links, esta ferramenta também prevê o tráfego orgânico dos mecanismos de busca (os dados nem sempre são completamente confiáveis, mas você pode ter uma ideia no site do concorrente), as páginas que têm mais links, bem como as palavras-chave mais populares, para as quais o site ocupa uma posição alta nos mecanismos de pesquisa.

O registro pago permitirá que você receba relatórios semanais ou mensais sobre links de concorrentes.

Majestic.com

Os criadores do Majestic chamam seu site de o maior banco de dados de links do mundo e afirmam corajosamente que nenhum outro banco de dados fornecerá informações tão detalhadas.

A ferramenta realiza uma verificação em massa de backlinks, compara perfis de links e tráfego do site (você não pode comparar mais de cinco sites de cada vez) e também procura palavras-chave ou frases.

A versão gratuita é limitada a 15 análises diárias. Assinaturas pagas fornecem uma análise mais aprofundada dos resultados e da conectividade da API.

SeRanking.com

O SeRanking oferece várias ferramentas úteis de SEO, especialmente para verificar os rankings dos sites. Aqui, é possível acompanhar os resultados da promoção não apenas nos mecanismos de busca, mas também na hospedagem de vídeos do YouTube.

Você pode escolher quase todos os países e regiões do mundo. Além de rastrear as posições do seu site, o Serpstat também permite que você analise seus concorrentes. 

Há um período livre de 14 dias. Logo após o final do período de avaliação, você pode escolher o plano de tarifas apropriado: pagamento por cartão ou assinatura mensal. 

Alexa.com

Alexa permite que você determine a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa orgânica, e obtenha relatórios detalhados sobre o tráfego do site. Assim como fontes de tráfego, taxa de crescimento do tráfego, número de links recebidos, tempo médio do site, como também para identificar palavras-chave relevantes, etc.

Alexa oferece muitos recursos para especialistas em SEO. A ferramenta permite que você determine a localização geográfica do público do site, as taxas de engajamento do visitante, as fontes de tráfego da web e muitos outros parâmetros.

Alexa também fornece estatísticas bastante detalhadas para palavras-chave. Ainda mais importante, a plataforma encontra palavras-chave ausentes.

Conclusão

Por fim, existem muitas ferramentas que você pode usar para monitorar sites concorrentes. Talvez provavelmente, você mesmo poderia completar esta lista. Principalmente, para uma análise aprofundada dos concorrentes, os especialistas em SEO usam estatísticas e dados de várias fontes.

Não se esqueça de outros métodos de monitoramento: você pode seguir seus concorrentes nas redes sociais, ler o conteúdo do blog deles e assinar o boletim informativo deles.

Gostou de saber mais sobre como analisar sites concorrentes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog. Agora se você deseja se aprofundar ainda mais em técnicas de SEO, conheça o Curso de SEO.