Tendências do marketing digital para 2021

De fato, o marketing digital consiste em muitas partes – SEA, SEO, mídia social e muito mais. Por isso, ficar atento as tendências do marketing digital é fundamental para manter seu negócio online atualizado. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as tendências do marketing digital, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

11 principais tendências do marketing digital para 2021

Pesquisa por voz

Em suma, 31% dos usuários de smartphones em todo o mundo usam uma pesquisa habilitada por voz, como a Siri pelo menos uma vez por semana. 

De fato, estima-se que em 2021, 50% de todas as buscas serão baseadas em pesquisa por voz. Isso faz da pesquisa por voz uma das maiores tendências do marketing digital.

De fato, este ano, os profissionais de marketing digital não podem mais evitar a pesquisa por voz. Há muitas coisas que as empresas podem fazer para otimizar seu site para pesquisa por voz, mas a mudança mais importante é usar palavras-chave de cauda longa.

Postagens de vendas

Agora está claro que as mídias sociais são uma grande parte do marketing online. Muitas pessoas também fazem compras através de canais de mídia social. 

60% dos usuários do Instagram dizem que descobrem novos produtos no Instagram (Business Instagram) e, em uma pesquisa com mais de 4.000 usuários do Pinterest, até 70% disseram que o Pinterest os ajuda a encontrar novos produtos (Business Pinterest).

De fato, os operadores dessas plataformas reconheceram que as pessoas as usam para fazer compras e facilitam a venda dos varejistas pelas mídias sociais.

Nos últimos anos, Instagram, Pinterest e Facebook implementaram muitas possibilidades para que e-commerces marquem e vendam produtos diretamente em suas postagens. Para varejistas online, essa é uma ótima maneira de aumentar o tráfego para as páginas de produtos.

Técnicas imersivas, como AR e VR

Realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) ganharam popularidade nos últimos anos e estão rapidamente se tornando as principais tendências do marketing digital

Embora a VR tenha sido a mais popular das duas por um longo tempo, prevê-se que o AR 2021 supere a VR.

A RA já é usada por grandes empresas como a IKEA. Com seu aplicativo e RA, os clientes podem ver como seria uma peça de mobiliário em seu quarto antes de comprar (ou até mesmo entrar em uma loja).

Conteúdo interativo

De fato, 91% dos compradores estão procurando conteúdo mais interativo online e, em 2021, o marketing de conteúdo se concentrará em dar aos consumidores o que eles querem. Pontos de compras AR/VR, vídeos em 360 graus, jogos de adivinhação e pesquisas são apenas alguns exemplos de conteúdo interativo.

Em suma, o conteúdo interativo será uma das tendências do marketing digital mais importantes em 2021 por vários motivos:

  • Esse tipo de conteúdo é novo, original e suporta decisões de compra
  • Isso dá aos visitantes um motivo para permanecer nas páginas da empresa
  • O conteúdo é voluntário e compartilhado com prazer com outras pessoas (conteúdo compartilhável)
  • O compartilhamento aumenta a consciência de marca de uma empresa

Lances inteligentes no Google

A automação não é novidade no mundo do marketing digital, mas graças às últimas atualizações do Google Ads, esperamos que a automação e os lances inteligentes se tornem a norma para muitos gerentes de conta PPC.

O Google Ads conta com o aprendizado de máquina para otimizar as ofertas para que o máximo de cada conversão possa ser obtido.

De fato, as melhorias anunciadas no Google tornam a otimização melhor do que nunca com a capacidade de selecionar ações de conversão no nível da campanha e otimizar ofertas em várias campanhas com uma série de ações de conversão desejadas e configurá-las para mudar automaticamente quando uma venda começar ou terminar. Essas melhorias ajudam a maximizar as conversões.

Personalização

Em síntese, os consumidores estão cansados de ver anúncios gerais que podem não ter nada a ver com eles. Mudamos de canal quando os comerciais são ativados e pagamos extra por serviços de streaming de música para evitar publicidade. De fato, a publicidade tradicional e os comerciais genéricos são cada vez mais ineficazes.

Dessa forma, é aqui que a publicidade personalizada entra em jogo. Os clientes estão começando a esperar personalização, e há muitas maneiras pelas quais os profissionais de marketing digital podem entregar isso.

De fato, listas de e-mail segmentadas são uma das maneiras mais populares de personalizar as atividades de marketing online. Na verdade, e-mails personalizados são três vezes mais poderosos do que e-mails gerais enviados para toda a sua lista. 

De fato, a maioria das ferramentas de e-mail marketing, como o MailChimp e ferramentas de automação de marketing, como o HubSpot, tornam a segmentação de listas fácil e descomplicada.

Se as empresas ainda não personalizaram suas mensagens de marketing, 2021 deve ser o ano em que o marketing se torna mais pessoal.

Aplicativos de mensagens sociais

Em suma, os aplicativos de mídia social como Facebook Messenger e WhatsApp não são mais destinados apenas ao envio de mensagens para amigos. 

Esses aplicativos estão se tornando cada vez mais populares para as empresas se comunicarem com seus clientes. Na verdade, o Facebook Messenger vê mais de 10 bilhões de mensagens que são trocadas entre indivíduos e empresas todos os meses. (Facebook Business)

Os aplicativos de mensagens são populares entre empresas e clientes porque são convenientes e permitem contato direto entre as duas funções. Além disso, possibilita um marketing extremamente personalizado, que já sabemos que os consumidores adoram.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais as empresas usam aplicativos de mensagens:

  • Construção de contato e relacionamento
  • Informando os clientes sobre sua empresa/produto
  • Aumento nas vendas
  • Convide pessoais para eventos
  • Recuperação de clientes em potencial
  • Fornecimento de suporte ao cliente

Chatbots

Nos últimos anos, nos comunicamos cada vez mais com bots. Graças à inteligência artificial (IA) e ao aprendizado de máquina, os chatbots estão se tornando cada vez mais sofisticados e capazes de processar solicitações mais complexas.

De fato, o atendimento ao cliente pela Internet está ficando cada vez mais rápido e eficiente graças a essas novas tecnologias.

Vídeo

O vídeo foi obrigatório para o marketing digital em 2020 e continuará em 2021. Além de adicionar vídeos em redes sociais e sites corporativos, vídeos ao vivo no Facebook Live e Instagram Live são visualizados três vezes mais do que vídeos que não são ao vivo. 

Marketing de influência

O marketing de influência existe há vários anos e não sai de moda tão rapidamente. No passado, os influenciadores eram grandes celebridades ou “celebridades da internet” com dezenas de milhares de seguidores. Contudo, agora as empresas recorrem a pessoas com menos seguidores “microinfluenciadores” que atuam como embaixadores da marca. 

Ao usar pessoas influentes nas mídias sociais, as empresas podem alcançar seu público com uma voz que inspira confiança.

Marketing de conteúdo

O conteúdo ainda é rei? O conteúdo inspira o fogo que faz a otimização dos mecanismos de busca, por isso é melhor nunca parar de criar conteúdo. Também em 2021, as empresas devem se concentrar na criação de conteúdo e vídeos interativos.

Gostou de saber mais sobre as tendências do marketing digital? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário