Você sabia que é possível ganhar muito dinheiro com o mercado de afiliados? Sim! Isso é possível com o marketing de afiliados, uma das possibilidades que a internet trouxe.
O mercado do marketing de afiliados é uma porta de entrada no marketing digital. É uma for
Também, é ótimo para quem busca uma fonte extra de renda. Há diferentes maneiras de faturar com o marketing de afiliados.
Uma forma bem simplificada, no marketing de afiliados é com a criação de conteúdos. Esses conteúdos podem ser em forma de blog, vídeos, rede sociais e esses conteúdos serão a porta de entrada para um relacionamento com o lead – o potencial cliente.
Assim sendo, poderão conduzir o lead até a conversão e, você será remunerado por isso, com um percentual da venda.
Como ganhar dinheiro com o marketing de afiliado?
Desenvolver uma estratégia de venda para marketing de afiliados não é nada de outro mundo. Porém, saiba que para isso, exige conhecimento, planejamento e dedicação.
Algumas questões são essenciais no marketing de afiliados: conteúdo, credibilidade, autoridade e investimento (campanhas pagas). Vale lembrar que é uma construção!
Em primeiro lugar seu blog, site, rede social ou outro canal deve estar alinhado com o tema do produto ou serviço que você pretende explorar.
Porém, não basta apenas sair postando que aquele produto é uma maravilha. Mesmo porque, não é assim.
Se fosse dessa maneira, não era preciso ter o Marketing de Afiliados. Bastava o próprio empreendedor sair gritando aos quatro ventos.
Para obter êxito, é necessário desenvolver uma estratégia bem desenhada, é preciso:
- Conhecer sobre o produto/serviço que está sendo vendido – credibilidade, se entrega o que realmente promete,
- Entender o que leva o consumidor a pesquisar sobre aquele produto,
- Como o aquele serviço irá resolver o problema do consumidor – dores/problemas. Afinal, todo mundo, quando faz uma busca no Google é para tentar solucionar um problema,
- Qual a verdadeira solução apresentada pelo produto/serviço
Conteúdos para marketing de afiliado
Apenas escrever um post funciona? Não. A produção deve ser constante, vasta e com conteúdo relevante.
Quanto mais conteúdos relevantes e interessantes você publicar, maior será seu alcance de público. E isso serve tanto para blog, site, rede social ou canal de vídeo.
Postou uma única vez na rede social? A publicação terá um impacto imediato, mas logo será engolido pela atualização do feed. Um post de blog pode ser eficaz? Sim, mas um post sozinho também não fará verão.
A página pode ser muito boa, bem estruturada, com excelente conteúdo. Mas, se seu blog ou site não tiver relevância e, ainda, não tiver um público para visitá-la, esse conteúdo ficará perdido. Ou seja, produza muito, mas produza com qualidade.
Qualidade é fundamental, pois ela leva ao compartilhamento. Links compartilhados levam uma “chancela imaginária” de que aquele conteúdo deve ser consumido.
E, mais importante: não se esqueça da jornada de compra. Ao planejar o seu conteúdo você precisa levar em consideração as etapas do funil:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento da dor/problema
- Apresentação e consideração da solução para a dor/problema
- Intenção e avaliação de compra
- Quebra de objeções
- Decisão de compra
Campanhas patrocinadas (pagas) para marketing de afiliados
Uma forma eficaz de atrair inicialmente o público é investindo em campanhas patrocinadas: publicidade.
Pode parecer um tanto controverso você fazer propaganda de um conteúdo, que será usado para vender o produto/serviço de outra pessoa, não é mesmo?
Mas entenda que você não está sozinho nessa jornada. Há outros tantos produtores de conteúdos que se esforçam para anunciar e gerar renda com Marketing de Afiliados.
Também, se você ainda não tem um público considerável, a campanha patrocinada vai permitir aumentar o seu alcance e fazer com que um maior número de pessoas tenha acesso ao seu conteúdo.
Então, fique atento! Pois nessa campanha você não está divulgando o produto, mas, sim atraindo as pessoas para o conteúdo.
Os conteúdos que devem oferecer respostas às dores/problemas e desejos do seu perfil de público.
Veja esse exemplo – uma pessoa se filiou a um blog de curso de inglês, as postagens deverão questionar as dores e aspirações da audiência:
- Desafios de conseguir ascensão profissional sem ter fluência no idioma;
- Como o idioma pode facilitar na hora da contratação;
- Como o inglês é importante para se comunicar em qualquer lugar do mundo;
- Fluência em inglês pode facilitar o sonho de viver nos Estados Unidos;
São conteúdos que devem falara de “dores comuns” e aguçar os desejos de seu público. No caso do nosso exemplo: pode ser aquele jovem que quer viver o sonho americano. Também, pode ser o analista que busca uma promoção ou o viajante que não quer passar aperto numa viagem.
Isso vale para qualquer assunto. Analise seu campo de atuação e ajuste seu conteúdo.
Entenda o que faz alguém consumir o produto ou serviço que você divulga. Mostre a ele que há solução para seus problemas.
Converta o seguidor em lead
Produzir de forma constante, com rotina e abordagens variadas, irá gerar não apenas tráfego. Mas também autoridade sobre aquele produto ou serviço que você indica.
Porém, é preciso ir além. Depois de demonstrar que suas observações são pertinentes, é preciso construir um vínculo com sua audiência. É necessário dar a ela algo, retribuir sua visita.
E isso pode ser feito através das iscas digitais: e-book, vídeo-aulas, infográfico, podcast, entre outros.
Você vai oferecer algum conteúdo e, em troca, solicitar suas informações para que vocês possam se relacionar.
Nesse momento é que se transforma o visitante num possível comprador: o chamado lead.
Páginas de captura de leads
O processo de “conversão” de um seguidor em um lead, pode ser feito de várias formas – grupos de WhatsApp e Telegram, campanhas de cadastro patrocinadas, interações nas redes sociais.
As mais difundidas e usadas são as chamadas “páginas de captura” ou landingpages.
Uma boa página de captura conta com informações traz informações básicas sobre o infoproduto que você está oferecendo, como ele pode ajudar o lead e um formulário de cadastro.
Assim, se ele realmente tiver interesse na sua isca, ele deverá preencher um formulário com alguns dados. Por exemplo: como email, telefone, whatsapp, entre outros.
Vale também lembrar que você deve sempre ficar atento aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados. Pois, o lead deverá dar o consentimento para receber outras comunicações.
E, você deverá solicitar apenas os dados necessários, nada de extrapolar nesse primeiro momento.
E-mail Marketing e automação de vendas
O e-mail é muito importante na estratégia de Marketing de Afiliados. A partir desse momento é possível se comunicar diretamente com aquele lead.
Você já sabe que aquele visitante se interessou pelo produto (ou serviço). Agora é a hora de levá-lo à compra.
Mas, muito cuidado! Pois não se trata de disparar centenas de e-mails. Caso contrário, o máximo que você conseguirá será a antipatia do lead.
É necessário desenvolver uma linha de diálogo, sempre pensando na jornada do cliente:
- Entrega da recompensa
- Aquecimento – sequência de e-mails em que você poderá reforçar a sua autoridade no assunto, falar sobre dores/problemas e apresentar a solução
- Convite de vendas: depois de estabelecer um relacionamento com o lead e de compartilhar conteúdos relevantes com ele, é hora de apresentar a solução e disponibilizar o link de vendas
- Escassez/benefícios: é sempre bom lembrar o lead sobre benefícios e bônus que o produto/serviço tenha. Em caso de lançamentos, relembre sobre período de fechamento de vendas.
- Fidelização: mesmo após a compra, mantenha o relacionamento com o lead. Lembre-se que você poderá ofertar outros produtos ou serviços futuramente. Porém, lembre-se sempre de segmentar pelo perfil do lead – não saia oferecendo tudo para ele.
E fica a dica: a todos esses pilares juntos farão toda a diferença nesse relacionamento com o seu lead.
Vale a pena investir em marketing de afilado?
Marketing de Afiliados é uma excelente maneira de gerar renda. Uma vez que, é um trabalho que pode ser feito em casa e não demanda grande investimento.
Porém, exige também muita dedicação. Mas, fique tranquilo, com planejamento e conhecimento, seu esforço será proporcional ao seu ganho.
CONCLUSÃO
Se você tem interesse no marketing de afiliados, e quer saber como se tornar um afiliado profissional, então, clique no link abaixo: