Se você atua ou está dando os primeiros passos no mundo digital, precisa estar por dentro da Semana Brasil, que acontece entre os dias 03 e 13 de setembro. Com o objetivo de incentivar o o comércio e o varejo online, e promete gerar oportunidades para o e-commerce e o marketing digital
Baseada na Black Friday, a iniciativa do governo brasileiro e de associações empresariais é uma tentativa para reaquecer a economia, que teve uma retração de quase 10%, em virtude da pandemia.
E as expectativas são boas, mesmo diante do cenário desafiador.
Afinal, o histórico da primeira versão, realizada em 2019, foi positivo, gerando um aumento de 37,6% nas vendas do varejo e do comércio eletrônico (e-commerce).
Pandemia traz oportunidade e crescimento para e-commerce
A pandemia trouxe muitos desafios e necessidade de readaptação para os empreendedores.
Para se manterem vivos no mercado, muitos que ainda eram adeptos apenas do offline, foram obrigados a virarem a chave e partirem para o comércio eletrônico.
Para o ano é prevista uma queda histórica no PIB, que pode chegar a 20%, no entanto, os números do mercado digital são bem diferentes. Apenas para se ter uma ideia:
- no primeiro semestre o aumento de vendas online foi de 145%,
- a projeção é que o setor de e-commerce cresça até 18% em 2020,
Os números mostram um cenário de grande oportunidade para o e-commerce e para o marketing digital.
Mas, vale lembrar que embora a migração do comércio físico para o online esteja caminhando de forma rápida, ela ainda está longe de uma consolidação.
Desafios para o e-commerce
E muitos são os desafios que precisam ser vencidos pelos empreendedores:
- Desconhecimento sobre ferramentas mais adequadas
- Investimento em plataformas com processos de transação seguros
- Capacidade de atendimento ao cliente
- Logística e custos de entrega
- Comunicação adequada com os públicos
- Uso dos canais corretos para comunicação e divulgação
E, nesse cenário, o profissional que tenha conhecimento em negócios e marketing digital poderá ter uma grande oportunidade de atuação, trazendo soluções para o e-commerce.
Afinal, quem conhece de internet sabe muito bem que não basta estar lá, é preciso ser encontrado e conseguir interagir de forma assertiva com o público correto.
Como o marketing digital pode aproveitar a oportunidade de crescimento do e-commerce?
A Semana do Brasil e o novo cenário, trazido pela necessidade do isolamento social, são extremamente favoráveis para o mercado digital.
E, pode ser uma oportunidade incrível para quem atua no e-commerce e no marketing digital.
Afinal, empreendedores que até então estavam apenas no comércio físico, passaram a ter a necessidade de repensar os seus produtos, precificação, divulgação e relacionamento com os seus clientes, tendo como perspectiva o ambiente digital.
Vale lembrar que marketing digital, nada mais é que o marketing aplicado ao ambiente online, e tem com a possibilidade de explorar todos os recursos que favorecem a definição de estratégias mais assertivas para os negócios, dentre elas:
- Acesso à dados e informações que permitem mais conhecimento sobre clientes
- Possibilidade de interagir com o público de forma diferente
- Acesso à diversas ferramentas que favorecem a divulgação e o relacionamento com o cliente
- Ampliar o alcance de divulgação
- Investimento mais baixo em mídias pagas, se comparados às mídias offline
Assim, o marketing digital traz novas perspectivas para os empreendedores.
É a hora de ajudar quem está iniciando no mundo digital, quem quer ampliar a sua atuação ou, até mesmo, quem está recomeçando.
Segmentação correta – quem é o cliente?
Cada negócio tem o seu perfil de cliente e é fundamental entender quais são as necessidades e dores de cada um deles.
Por isso, definir com precisão o perfil de público, de maneira que se atraia o maior número de visitantes aptos para conversão é fundamental.
E, o marketing digital traz muitas possibilidades para se entender melhor o perfil de público e atuar de forma segmentada.
Pensando em uma oportunidade como a Semana Brasil, de apenas 10 dias, fazer essa segmentação vai permitir que você desenvolva e invista em uma campanha de divulgação com maior probabilidade de conversão.
E vale lembrar, no mundo digital é possível desenvolver campanhas pagas com orçamento bem menor – se comparado à uma mídia convencional; e com potencial de alcance e conversão muito maiores.
Oportunidade para o e-commerce com venda pelo WhatsApp
Hoje o WhatsApp se tornou um dos principais canais de comunicação do mundo. Tudo que acontece é transmitido pelo aplicativo de mensagens.
Mas, muito além de memes, piadas, gifs e fofocas, o “Zap” também se tornou uma plataforma eficaz de vendas.
E, nessa época de pandemia, inúmeros foram os “cases” de micro empreendedores que se reinventaram com o uso da ferramenta.
Como caso do peixeiro que, com o fechamento do comércio, imprimiu panfletos com seu número de celular para atender encomendas por delivery e viu seu faturamento aumentar oito vezes.
Um case formidável de quem usou apenas o telefone e uma máquina de xerox para se reinventar. Por isso, não deixe para depois.
Explore as funcionalidades do WhatsApp
Você precisa conhecer e explorar todas as funcionalidades que a ferramenta pode oferecer a você, como, por exemplo:
- WhatsApp Business
- Criação de catálogos para WhatsApp
- Uso de status para divulgação
- E a novidade que já está em fase de teste: pagamento pelo WhatsApp
Essa é a hora de desenvolver produtos segmentados e ganhar autoridade no frenético mundo digital, não perca essa oportunidade para o e-commerce e o marketing digital.
Uso e abuse dos recursos! A hora é agora.