Como construir uma estratégia de SEO

Você sabia que 93% das experiências on-line começam digitando uma consulta em um mecanismo de pesquisa? Seja qual for o tamanho e o setor do seu negócio, a visibilidade on-line é uma alavanca para aquisição, notoriedade e crescimento que você não pode mais ignorar. Mas como construir uma estratégia de SEO eficaz?

De fato, otimizar sua referência natural, também chamada de SEO (Search Engine Optimization), é uma passagem obrigatória hoje para qualquer negócio que queira se comunicar on-line. Mas como configurar uma estratégia de SEO? 

Para ajudar você a entender mais sobre como construir uma estratégia de SEO, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é SEO? Como funciona?

SEO é um conjunto de técnicas que convence os mecanismos de pesquisa a classificar seu conteúdo nos primeiros resultados de pesquisa. 

Google, Yahoo, Bing e outros usam um algoritmo que descasca seu site de todos os ângulos. O que ele está procurando? Se as informações propostas melhor respondem à solicitação e à necessidade do usuário.

Quanto mais relevante, único e de alto valor agregado for considerado, melhor ele será classificado nos resultados.

SEO é uma fonte gratuita de tráfego, ao contrário dos resultados de primeira página, que incluem a menção “Publicidade” pela qual as empresas pagam (isso é chamado de SEA – Search Engine Advertising).

Apesar do SEO gratuito no Google, implementar uma estratégia real para ser bem classificado, nas consultas certas, requer muito tempo e energia, para resultados visíveis a longo prazo. Na verdade, o Google leva em conta milhares e milhares de critérios que estão em constante evolução.

Adicione a isso os esforços de seus concorrentes que são impossíveis de antecipar, que podem superá-lo nos rankings, e você entenderá rapidamente que SEO não é uma tarefa fácil!

Mas como construir uma estratégia de SEO eficaz?

Etapa 1: Defina seus objetivos

Antes de listar as ações a serem realizadas, você precisa saber para onde está indo. Quais objetivos essa estratégia de SEO ajudará você a alcançar? 

Você já deve ter definido objetivos gerais específicos e quantificados, como “aumentar meu volume de negócios em 20% este ano”.

Com objetivos claros em mente, você poderá fazer um balanço regular do seu progresso e avaliar a eficácia da sua estratégia de SEO.

Etapa 2: Estabeleça uma auditoria do seu site

Uma vez que seus objetivos tenham sido definidos, é hora de analisar a situação atual do seu site para descobrir como melhorá-lo.  Como mencionado acima, o Google leva milhares de critérios em consideração ao classificar sites na SERP (Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa). 

Esses critérios podem ser divididos em duas categorias principais:

  • SEO On-page – o que está relacionado ao seu site: seu código, conteúdo, organização, velocidade de carregamento de suas páginas, uso de palavras-chave, navegação móvel, qualidade de conteúdo etc…
  • SEO Off-page – o que está relacionado à autoridade do seu site na internet: backlinks (links que apontam para o seu site), confiança no seu conteúdo etc…

Uma auditoria de SEO realizada por um profissional é um documento muito completo de várias dezenas de páginas. Se você é novo neste campo, aqui estão algumas ferramentas que serão muito úteis para você:

  • O site GTmetrix permite que você insira a URL do seu site para obter uma auditoria completa da velocidade de carregamento do seu site. Ele lhe dá uma nota e informa sobre possíveis erros e elementos problemáticos.
  • O Google oferece ferramentas gratuitas essenciais para sua estratégia de SEO, como o Google Search Console. Você encontrará muitas informações para estabelecer sua auditoria, como: as solicitações feitas pelos usuários que caem em seu site, a taxa de cliques, os links que apontam para o seu site, quaisquer URLs quebradas em seu site etc…
  • Outra ferramenta do Google, o Google Analytics, permite que você analise seu público: quem visita seu site? Você também obtém informações sobre fontes de aquisição, comportamento do usuário em seu site e rastreamento de conversões

Etapa 3: Procure por palavras-chave

Palavras-chave são solicitações feitas por usuários no Google. Para configurar sua estratégia de SEO, você deve definir a lista de palavras-chave nas quais deseja ser bem referenciado. Esta lista é, portanto, a base de toda a sua estratégia de conteúdo.

Existem diferentes tipos de palavras-chave, que serão importantes para diferentes conteúdos:

  • Palavras-chave curtas, entre 1 e 3 palavras. Exemplo: “bicicleta vintage” para a folha de produto de uma bicicleta vintage em um site de comércio eletrônico.
  • Palavras-chave longas, entre 3 e 5 palavras. Exemplo: “Repare sua bicicleta você mesmo” para um tutorial de postagem no blog para reparar sua bicicleta.
  • Palavras-chave relacionadas a um local para pesquisa local. Exemplo: “Reparador de bicicletas em São Paulo”

Para estabelecer essa lista, existem vários critérios a serem levados em conta:

  • Consistência com os problemas do seu alvo
  • Consistência com o conteúdo que você oferece em seu site
  • O volume de pesquisa nesta palavra-chave
  • O nível de concorrência nesta palavra-chave

Para esses dois últimos critérios, você pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Keyword Planner e o Ubersuggest, que lhe darão tendências, já muito úteis. 

Ferramentas pagas, por outro lado, fornecerão números muito mais precisos e analisarão para você as palavras-chave mais estratégicas para o seu site.

Etapa 4: Estabeleça seu plano de conteúdo SEO

Você resolveu os problemas técnicos revelados pela sua auditoria e compilou uma lista de suas palavras-chave? É hora de chegar ao cerne da questão: seu plano de conteúdo de SEO!

A criação de conteúdo é um mundo inteiro! Longe de se limitar ao SEO, a criação de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes para atrair, converter e reter clientes. 

Uma boa estratégia de conteúdo SEO é organizada ao longo do tempo, a longo prazo! Arme-se com sua ferramenta favorita, Excel, Word ou até mesmo um caderno e pronto.

Cada página do seu site deve ser otimizada para uma palavra-chave diferente. Caso contrário, o Google corre o risco de colocar as páginas do seu site em concorrência umas com as outras, o que é completamente contraproducente.

Assim, para cada palavra-chave da sua lista, defina o conteúdo a ser criado ou o conteúdo existente a ser otimizado. É muito importante que o tipo de conteúdo corresponda à ideia por trás da palavra-chave e ao estágio de venda em que seu alvo está.

Uma vez que esta tabela pareça completa e coerente para você, tudo o que você precisa fazer é definir suas prioridades de acordo com seus objetivos e planejar a criação e publicação desses diferentes conteúdos em um calendário editorial.

Bônus: dicas para escrever um bom conteúdo de SEO

Para criar um bom conteúdo de SEO, você precisa parar de acreditar que repetir sua palavra-chave 10 vezes é a técnica certa, esse período acabou. 

Hoje, o algoritmo do Google sabe como identificar conteúdo relevante, com alto valor agregado em comparação com um artigo mal escrito cheio de palavras-chave.

Uma vez que você tenha certeza de produzir conteúdo qualitativo, aqui está uma pequena lista de elementos técnicos para adicionar ao seu conteúdo:

  • Seu conteúdo deve ser longo, independentemente da forma, sua página deve, em qualquer caso, conter mais de 300 palavras.
  • Insira backlinks, ou links de saída, para outros sites com alta reputação e autoridade.
  • Crie uma malha interna consistente, ou seja, links entre suas diferentes páginas cujo conteúdo está vinculado.
  • Priorize seu conteúdo usando títulos de vários níveis, fazendo frases e parágrafos curtos.
  • O Google gosta de imagens e vídeos. Lembre-se de direcionar seu conteúdo para o visual.
  • Insira suas palavras-chave da maneira mais natural possível.

Gostou de saber mais sobre como construir uma estratégia de SEOEntão, não deixe de conhecer o Curso SEO Sem Segredos da Gislaine Batista. Continue me acompanhando aqui e nas redes sociais. Até mais 🙂