Os Erros Mais Comuns do Afiliado Iniciante no Marketing Digital

Você é um afiliado iniciante? Fica aqui comigo até o final desse artigo e você descobrirá quais são os erros mais comuns para quem está iniciando como afiliado no marketing digital.

Atualmente, a internet possibilita que praticamente todos os nichos possam ter a atuação de afiliados. Sejam produtos físicos ou digitais, é possível revendê-los em qualquer plataforma, com diferentes estratégias de marketing e divulgação.

Contudo, não é uma boa ideia atuar em vários nichos.

Isso pode representar uma perda de fidelização ou do público-alvo que pode vir a se tornar um cliente. Um afiliado se esforça para que o produto com que ele trabalha seja vendido, afinal, é dessa forma que ele pode ganhar dinheiro.

Não Escolher Um Nicho

Assim, diversas estratégias podem ser adotadas em mais de uma plataforma, como vídeos, imagens, textos, divulgação em blogs e redes sociais.

Dessa forma, um dos erros de iniciantes é atuar em mais de um nicho, sem se preocupar com clientes em potencial e os consumidores daquele produto. Por exemplo, um afiliado no ramo de cursos de culinária. Ele pode produzir diferentes conteúdos para divulgar os produtos, e atingir mais pessoas.

No entanto, também decide trabalhar como afiliado para produtos de investimentos financeiros. São áreas bastante diferentes, o que fará com que seus conteúdos sejam dissemelhantes. Com isso, ele pode afastar tanto o público do ramo culinário quanto de investimentos financeiros.

Também tive esse erro e por não ter o nicho definido acabei criando dois sites diferentes. Tudo bem ter dois sites hoje, mas no início, isso atrasou todo o processo. Porque tudo que já tinha feito com o marisvedberg.com.br, tive que fazer com o marketingdigitalinteligente.com.

Além do meu tempo, gastei também mais dinheiro com ferramentas, plugins, domínios e hospedagens. Até aqui, você já vê que a minha pressa em querer fazer as coisas, acabou me prejudicando.

A ansiedade para começar a atuar como afiliado e certamente, ganhar dinheiro na internet, pode fazer com que o afiliado iniciante pule etapas importantes. Por exemplo, como definir o nicho e a persona. Sei que todo mundo fala disso, todos os cursos e talvez você esteja pensando a mesma coisa.

Mas, o que posso te dizer com a minha experiência é que tudo teria sido mais fácil se eu não tivesse pulado etapas. Se eu tivesse definido o nicho, público alvo, persona, bem antes de comprar domínio, hospedagem e ir criando o site. 

Essa é uma percepção que poucos afiliados iniciantes têm, e muitas vezes não perceberão qual é o problema até que alguém indique a eles. Portanto, procure focar inicialmente em somente um nicho, que o processo principalmente o de criação de conteúdo, será bem mais fácil para você.

 FOCANDO NAS VENDAS

Muitas pessoas podem achar que o mercado de afiliados se trata apenas de ganhar dinheiro, mas, na verdade, é muito mais que isso. Se você é afiliado, você é vendedor, mas isso não quer dizer que seu foco é vender.

Explicando melhor, antes de montar um anúncio ou um post de vendas é preciso entender que seu objetivo como afiliado não é apenas vender, e sim resolver o problema do cliente, mostrar uma solução.

O que garante que o cliente vai comprar ou não, é a confiança que ele tem em você ou no seu produto. Já foi comprovado que as pessoas na hora da decisão de compra a maioria das vezes fazem essa escolha pelo emocional, ou seja, se não confiamos, não compramos.

 Antes de fechar uma venda, é preciso passar por uma série de etapas que são essenciais para o sucesso do negócio e do alto faturamento. É preciso atrair o público-alvo, fazer com que ele se interesse pelo que você está vendendo, acesse seu link e visite suas páginas.

E quais são essas etapas?

Primeiro: Eduque seu cliente antes, passe as informações que são realmente necessárias e deixe com que ele decida o que é bom ou ruim.

Segundo: Antes de falar no produto foque na pessoa, na solução, na transformação, entenda e atenda o cliente.

Terceiro: Personalize de acordo com as necessidades. Cada produto trata uma dor específica, você sabe qual é a dor daquele cliente? Se não sabe, não afirme, pergunte! Mas não qualquer pergunta, estruture elas com estratégias.

 A internet proporciona uma variada gama de opções para o mesmo produto. É preciso ter um diferencial, e é preciso conquistar isso para conseguir fechar uma venda.

Se eu entendo os anseios, desejos, frustrações e problemas do cliente a chance de realizar uma venda é bem maior, porque ao compreender tudo isso quer dizer que me importo com o cliente e não estou só jogando os produtos e isso gera confiança e fazem com que se sintam seguros em comprar com você.

É muito comum começar a atuar como afiliado sem saber sobre essas etapas, ou sem ter ideia de como aplicá-las efetivamente, somente com experiência, ou muito treino, é possível compreender como funciona o mercado de afiliados, e quais as melhores técnicas para realizar uma venda.

Assim, é preciso se desvincular da ideia de apenas ganhar dinheiro, ou apenas fechar um negócio, e ampliar a visão para outras áreas importantes que antecedem isso. Antes de encher seu blog de links e banners, ou fazer um vídeo unicamente com divulgação, procure repensar o que faria seu público se aproximar.

A estratégia é deixar sua plataforma atrativa, faça com que a transformação que o produto oferece seja o destaque, crie um vínculo com os clientes, entenda seus desejos e motivações.

USAR ESTRATÉGIAS ERRADAS

Assim como mencionamos desde o começo, o mercado de afiliados é estruturado, principalmente, sobre as estratégias que se usa para oferecer o produto. Se você não conseguiu realizar nenhuma venda ainda, ou seus negócios não prosperam como o esperado, muito provavelmente você precisa mudar suas estratégias.

Cada nicho possui uma estratégia diferente para ter seus produtos bem-sucedidos.

Claro, existem também as estratégias básicas, que podem funcionar para todos os produtos com os quais você pode trabalhar, mas também é possível que elas não sejam tão efetivas em outras áreas.

Não existe um manual de quais estratégias adotar, mas, hoje, com a popularidade do marketing de afiliados, é possível ter acesso a um material de qualidade que pode te ensinar essas e outras técnicas. Porém, será difícil você encontrar uma que se encaixe perfeitamente no seu negócio, e é bem provável que você precisará de mais de um treinamento até você conseguir montar sua estrutura.

Saber como identificar quais as estratégias que se deve utilizar é um passo importante para conseguir vender bem e ter credibilidade.

Por exemplo, existem determinados produtos que possuem um alcance melhor em plataformas como blogs e sites. Outros, através de vídeos. E outros, ainda, nas redes sociais.

Não é fácil perceber isso no começo, sem orientação ou experiência, mas, a partir do momento que se identifica o erro, se torna muito mais fácil de corrigi-lo e alcançar o sucesso.

Da mesma forma que existem diversos nichos para se atuar como afiliado, cada nicho demanda uma estratégia diferente. Portanto, estudar e planejar a estratégia certa para o seu nicho em especifico é fundamental

Afiliado de Sucesso

Um top afiliado que trabalha focado em estratégias que dão resultados a longo prazo, consegue colocar muito dinheiro no bolso. E aqui, vale lembrar, que quem pensa a longo prazo, ver encara o mercado como um negócio que vai crescer e multiplicar.

Por isso, investir em conhecimento e investir em uma estrutura profissional, são diferenças notáveis no afiliado de sucesso.

Já o afiliado que só pensa no curto prazo, não investe em conhecimento e que não trabalha com uma estrutura própria, vive batendo a cabeça e raramente sai do lugar.

Outro ponto, muito importante e que vai diversificar os ganhos do afiliado de sucesso, é trabalhar com diferentes estratégias e diferentes canais. Você provavelmente já ouviu vários profissionais dizerem : “Não coloque todos os ovos numa mesma cesta”.

Para garantir mais segurança e maior escala nas vendas, o afiliado de de sucesso normalmente trabalha como afiliado autoridade, tem um diferentes canais de comunicação como canal no Youtube, canal no Telegram, perfis no Instagram, Facebook, grupos de Whatsapp, Email-marketing e ainda tráfego pago.

Saber conciliar todos esses canais é o que faz a diferença do afiliado que fatura mais de 6 dígitos mensais do afiliado que não chega nem aos 5 dígitos.

Quer aprender como ter uma estrutura completa, que vende no piloto automático e que fará você escalar seus resultados de 5 para 6 ou mais dígitos? Então, conheça o curso da Gabi Cervantes SVA, Segredo das Vendas Automáticas.