Criar um blog: Passo a Passo completo para você criar o seu

Atualmente, o processo para criar um blog é realmente mais fácil do que você pensa. E isso se deve ao uso do sistema CMS WordPress.

No artigo de hoje, vou explicar como você mesmo pode criar um blog em 4 passos.

Vamos lá?!

Criar um blog: Passo a passo completo

criar um blog

Passo 1. Defina o seu nicho de mercado

Um blog, focado em um nicho de mercado, se distingue da concorrência, oferecendo uma gama especializada de conteúdo para um público-alvo específico.

A vantagem de se trabalhar com um nicho ao criar um blog, é que você costuma ter pouca concorrência, os custos de publicidade são relativamente baixos e, portanto, é fácil alcançar seu público-alvo.

Além disso, o público-alvo em que você trabalha com um nicho de mercado costuma estar mais inclinado a fazer negócios com o seu blog, especialmente quando você se torna um especialista no produto escolhido.

Por fim, há ainda outra vantagem: Se seus clientes estiverem satisfeitos, eles provavelmente voltarão para você na próxima vez. Assim sendo, com um nicho de mercado, você cria uma base de clientes fiéis!

<<<<< 45% de desconto na compra da sua hospedagem aqui>>>>>

Passo 2. Crie seu blog

Confie em mim! Se quiser ganhar dinheiro ao criar um blog, você deve ter seu próprio nome de domínio e um bom pacote de hospedagem. Neste sentido, saiba que tudo isso pode ser feito através do WordPress!  

Deste modo, a maneira mais fácil e eficiente de criar seu próprio blog ou site é com o WordPress. Se você escolher um pacote completo, que contempla nome de domínio e hospedagem, você terá tudo o que precisa para criar um blog de sucesso.

Isso é realmente muito simples. Muitas pessoas não têm nenhuma experiência na criação de um blog WordPress e mesmo assim conseguem criar um blog em poucos minutos.

Então você também pode fazer isso. Além disso, mesmo pagando pelo nome de domínio e pela hospedagem, não é caro criar seu próprio blog.

Escolha o seu nome de domínio

Escolha o nome de domínio para o seu blog. Neste sentido, não torne seu nome de domínio muito longo. Depois de saber qual nome deseja, veja se ele ainda está disponível. Se for gratuito, registre-o imediatamente para que ninguém mais possa usar seu nome de domínio.

Escolha seu pacote de hospedagem

É importante escolher um bom pacote de hospedagem para criar um blog. Você deseja um blog rápido, para que os visitantes não precisem esperar muito tempo para carregar. Neste sentido, eu listei as principais vantagens de se escolher um pacote de hospedagem com o WordPress:

  • Você obtém um blog muito rápido;
  • Você recebe um certificado SSL gratuito. Isso significa que seu blog tem uma conexão segura, o que é muito importante hoje em dia;
  • Seu blog estará online em alguns minutos. O pacote inclui ainda diversos plugins e temas gratuitos;
  • Instale o WordPress.

Ao criar um blog com um pacote completo do WordPress, você tem uma instalação automática do CMS de gestão do seu blog.

Assim sendo, uma vez que seu domínio tenha sido registrado e sua hospedagem tenha sido organizada, você poderá fazer login na sua conta e escolher a opção Instalar WordPress. Você escolhe um nome de usuário e uma senha e coloca o seu blog em operação com um clique.

Passo 3. Configure seu blog

No WordPress, você pode escolher entre muitos temas e plug-ins gratuitos para o seu blog. Existem muitos deles e sempre haverá um molde que seja adequado para o seu nicho de mercado.

Assim sendo, escolha o modelo que você gosta e você pode começar a criar seu próprio blog. Você também pode optar por um modelo pago. Um modelo pago não precisa ser caro. Neste sentido, saiba que você encontrará muitos designs bonitos que não são caros.

Eles são construídos por web designers profissionais. A vantagem disso é que os temas pagos têm mais opções. Por fim, você também deve escolher os seus plug-ins. Neste sentido, os principais que recomendamos ao criar um blog são:

  • Yoast SEO: Otimização SEO do seu blog.
  • Google Analytics: Análise dos dados do seu blog.

Por fim, tome o cuidado de não instalar muitos plug-ins ao criar um blog, pois, se houverem muitos, seu blog ficará muito lento!

Passo 4: Começar a blogar

Ao finalizar a configuração do seu blog, você pode começar a escrever as postagens quase imediatamente. Isso ocorre, pois, o painel do WordPress é auto-explicativo. Se você deseja escrever uma mensagem, portanto, basta clicar em nova mensagem.

Se você quiser alterar algo sobre a exibição do seu blog, escolha a exibição e aí poderá fazer seus ajustes. Acredite, não é realmente difícil criar um blog. Mas, no que você deve prestar atenção ao começar a produzir suas postagens de blog?

Conteúdo dos seus artigos

Ao acessar o seu blog, os visitantes querem descobrir, comparar e orientar-se. Portanto, ajude-os nessas fases da jornada do cliente através das suas postagens.

Para isso, dê aos visitantes uma experiência única em seu blog. Mostre o que o seu blog representa, como ele se encaixa no público-alvo e como ele atende às necessidades do seu público-alvo.

Deste modo, se você ajudar o visitante da melhor forma possível com o seu conteúdo, o público-alvo sempre saberá que pode encontrar informações de qualidade em seu blog. Com isso, você irá se tornar uma autoridade em seu nicho de mercado!

Fotos profissionais para que você possa criar seu próprio estilo

Se você estiver procurando fotos bonitas para dar ao seu blog uma aparência profissional e uma boa marca, considere usar sempre as suas fotos com um tipo especifico de filtro.

Assim sendo, ao usar o mesmo filtro em todos os lugares, para se promover como blogueiro e fazer branding, seu blog é então reconhecível em todos os lugares. É apenas uma edição única, mas dá uma aparência profissional.

E se você gostou do artigo de hoje sobre como criar um blog, então, continue aqui no site e confira muito mais!